Marketing de Conteúdo: Porque Ele é Tão Importante Para a Sua Empresa

importância do marketing de conteúdo é de se destacar, compondo o planejamento de sua empresa com mais precisão em sua busca por novos clientes, no relacionamento com eles e na propagação de sua marca.

E, para provarmos que o marketing de conteúdo não é uma gasto, mas sim um investimento, nós vamos mostrar para você, neste post, porque ele é importante para sua empresa.

O que é e qual a importância do marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é um planejamento estratégico que compreende a produção de um conteúdo relevante e direcionado a uma audiência qualificada, que é o seu público-alvo ou persona. Além disso, também é composto pelas etapas de distribuição desse conteúdo, através do tráfego pago, ampliando o alcance dos materiais elaborados.

Dessa maneira, esses conteúdos se convertem em mais visitas às suas páginas e, consequentemente, mais possibilidades de vendas. Isso porque o seu cliente em potencial vai reconhecer você, ao longo do tempo, como uma referência em seu campo de atuação.

Isso significa que, diante de uma eventual necessidade pelos seus produtos ou serviços, a sua marca estará na superfície das lembranças do seu prospecto.

Sem falar que a importância do marketing de conteúdo também se dá pela possibilidade de conhecer melhor o seu consumidor, facilitando a elaboração de estratégias personalizadas e mais eficientes para impactá-los. Uma dica é você procurar uma agência de marketing digital para facilitar seus resultados.

Mas como começar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Para isso, tenha em mente que os primeiros passos, para o planejamento de sua estratégia de atração de clientes, devem consistir em em:

1- Identificar o perfil do seu público-alvo, compreendendo as suas dores, desafios, objetivos e necessidades a fundo;

2- Adaptar os seus produtos e serviços a essa demanda gerada pelo seu consumidor e clientes em potencial.

Marketing de Conteúdo é o presente e o futuro do seu negócio!.

Após essa etapa tenha em mente e execute os seguintes passos:

Seus Objetivos:

Você pode, a princípio, querer aumentar a sua base de e-mails cadastrados ou aumentar as vendas. Independentemente do objetivo, saiba onde você deseja chegar com eles.

O motivo para isso é facilmente explicado: suas metas definem as métricas a serem acompanhadas e, também, as principais ações que vão orientar o seu cliente em potencial ao longo de toda a sua jornada de compra.

Seu Planejamento:

Seja pelas redes sociais, na abordagem via telefone dos vendedores, na linguagem adotada nos posts do seu blog ou mesmo em contatos presenciais, é importante que toda a sua equipe tenha um discurso harmonizado, humanizado e que fale a língua do cliente, cada cliente é único e deve ser tratado como tal.

Sabe por quê? Isso facilita a absorção de sua linguagem, gerando a personalidade de sua empresa, mas também aproxima-se do público-alvo por meio da identificação.

Afinal de contas, sua empresa carrega essências similares à de sua audiência. Assim, com o tempo o público vai reconhecer rapidamente alguma ação de sua autoria, o que contribui para a construção de uma imagem de referência e autoridade no assunto.

Sua Presença nos Canais:

No marketing de conteúdo, você pode diversificar a produção entre diversos canais e meios de comunicação. Só que nem todos podem fazer a diferença para os seus objetivos.

Por exemplo: dentro do seu nicho, as redes sociais mais utilizadas pelo consumidor são o Facebook, o Instagram e o YouTube. Com isso, o Twitter talvez não seja a ferramenta ideal para as suas primeiras campanhas.

Isso não exclui a sua utilização, é claro, mas ajuda a orientar a sua equipe a focar em ações onde o seu público-alvo mais esteja concentrado para obter resultados melhores.

Suas Métricas

Por fim, não se esqueça de ter devidamente monitoradas as métricas relacionadas aos seus objetivos. Assim, eventuais ajustes são realizados em tempo hábil, valorizando ainda mais o seu investimento.

Esse gerenciamento deve ser contínuo, para que as metas alcancem com facilidade as projeções estipuladas. Além, é claro, de agregar resultados confiáveis com rapidez.

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Escrito por Júlia Rocha
Especialista em Marketing Digital, aficionada em séries, filmes e novas tecnologias.