Principais Estratégias de Marketing Digital

Você sabe qual a melhor estratégia digitais para a sua empresa? Conheça as Principais Estratégias de Marketing Digital aqui!

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade. Um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

O fato é que existem muitas formas de se comunicar com o seu público. Essas formas são divididas em tipos de estratégia de marketing que podem variar em formato, conteúdo, abordagem e, até mesmo, posição dentro do funil. Em um mundo ideal, a sua empresa pode combinar vários, atacando em múltiplas frentes.

Neste post, vamos mostrar os principais tipos de estratégia de marketing, com suas características, ideias e conceitos.

Principais exemplos de estratégia de marketing

Vamos falar de diversos tipos de estratégia de marketing. Dentre eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, de Relacionamento e Pessoal.

Como dissemos acima, eles não são isolados entre si. Muitos conceitos se cruzam e são complementares. Um bom planejamento estratégico de marketing conta com ações de diferentes tipos, adaptadas à realidade do negócio.

Marketing Digital

A internet faz parte da nossa vida de tal maneira que é praticamente impossível fazer algo sem ela. De coisas simples, como obter o endereço de uma farmácia, até coisas mais complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de controle de caixa, quase tudo passa pela internet.

Assim, é cada vez mais raro ver as pessoas desconectadas com a internet ao alcance dos dedos em seus smartphones. E se a nossa rotina mudou completamente com a internet, com o processo de compra isso não seria diferente.

Procuramos produtos e serviços que queremos na internet, seja para pesquisar os melhores preços quando já sabemos o que queremos ou para buscar informações sobre determinado produto ou serviço quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra.

Por fim, usamos a internet também para descobrir mais sobre um problema que temos, isso quando ainda nem sabemos se existe uma solução para nos ajudar.

Isso tudo é Marketing Digital: um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet, usando diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

As possibilidades de aplicações do Marketing Digital são múltiplas. No entanto, existem técnicas que se destacam por serem muito usadas e quase sempre trazerem resultados positivos. São elas:

  • Produção de Conteúdo de Qualidade;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Otimização para Motores de Busca – SEO;

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem promover explicitamente a marca. Com ele, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

Essa estratégia de marketing informa as pessoas para fazer com que elas não só respeitem a sua marca e a vejam como referência, mas também se tornem seus clientes. Quem sabe até fãs, “advogados da marca”!

Sem uma estratégia bem arquitetada, porém, o Marketing de Conteúdo não é o suficiente para gerar os melhores resultados. O método entrega resultados, mas é preciso dedicar-se ao planejamento e à estratégia.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo pede formatos variados, dentro do que fizer sentido para o seu negócio. Alguns dos mais populares são

  • Blog;
  • eBooks;
  • Vídeos;
  • Redes Sociais;
  • Emails.

Marketing de Conteúdo, portanto, não se resume a escrever um texto em um blog, postá-lo no Facebook e aguardar que os resultados apareçam magicamente.

Você precisa planejar o que escrever, quando publicar, em quais canais divulgar, quais formatos usar, qual persona atingir e, fundamentalmente, qual resultado alcançar.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Com ele, a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. Uma das mais importantes dentre as Principais Estratégias de Marketing Digital.

Essa atração é conquistada oferecendo conteúdos de qualidade para o seu público. Como a produção de conteúdos é o principal combustível para o Inbound, é necessário que o público perceba valor neles e, portanto, que você se comunique com as pessoas certas.

Assim você primeiro tem que saber quais são os interesses, dúvidas e desafios do seu público. Dessa forma, poderá oferecer materiais que ajude as pessoas ou empresas a resolverem os problemas que têm.

Essa estratégia de marketing pode, ainda, fazer esse público perceber uma oportunidade que não tinha se dado conta – e a solução é exatamente o serviço ou produto que você oferece.

Esse caminho é o que chamamos de funil de vendas. Nele, o objetivo da sua empresa é ajudar esse público a “caminhar” até o fundo desse funil, convertendo-o em cliente.

Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento é a reunião das estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. Sua meta é ajudar as empresas a conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Uma estratégia de Marketing de Relacionamento bem executada pode fazer, ainda, com que esses clientes se tornem fãs, defensores e divulgadores da marca.

Assim, é possível tornar-se referência no mercado oferecendo boas experiências aos usuários. Para conseguir isso, a empresa desenvolve um relacionamento em que oferece vantagens para clientes e prospects.

A Apple é um exemplo de empresa que entendeu bem como fazer isso, e assim conquistou legiões de fãs devotos. Como você pode notar, o resultado são clientes satisfeitos, o que se reflete nas vendas, no faturamento e na sobrevivência da sua empresa.

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal é o conjunto de ações que buscam aumentar o valor da sua imagem pessoal. Ou seja, é o marketing da sua marca pessoal, para que as outras pessoas vejam você de forma positiva.

Não pense que a ideia é fingir ser algo que não é. Na verdade, o foco é ressaltar os aspectos mais relevantes a respeito da sua personalidade e do seu trabalho. Com as estratégias certas de promoção pessoal, você conseguirá se sobressair. Baixe nosso E-book Gratuito com 158 Dicas de Marketing Digital para você começar a aplicar em seu negócio hoje mesmo.

Agora que você já leu sobre Principais Estratégias de Marketing Digital, se quiser saber mais estratégias e técnicas de Marketing Digital, entre em contato com a gente!

Atendimento: (62) 4103-8625

E-mail: [email protected]

Escrito por Júlia Rocha
Especialista em Marketing Digital, aficionada em séries, filmes e novas tecnologias.