Dicas para você aplicar em seu negócio na Black Friday 2020

Se você trabalha com marketing digital sabe o poder que a Black Friday representa para quem vende produtos ou serviços pela internet. O intuito deste nosso artigo de hoje é compartilhar com você algumas estratégias e dicas para você aplicar em seu negócio na Black Friday Brasil 2020.

O resultado de vendas nessa data é tão surpreendente que muitos e-commerces relatam vender em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de faturamento. O mais interessante é que se você investir corretamente em campanhas de links patrocinados, Facebook Ads, engajamento e disparo de e-mail marketing, redes sociais, entre outros você poderá potencializar ainda mais os resultados da sua empresa.

Black Friday 2020

A Black Friday acontece sempre no mês de Novembro, na data após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA. Portanto, em 2020 a data cairá no dia 27 de Novembro. Ou seja, ainda há tempo de se programar e aplicar as dicas que listaremos aqui. Então vamos a elas.

Dicas para Black Friday 2020

Diferente do que acontece nos Estados Unidos, onde a maior parte das vendas da Black Friday acontecem em lojas físicas, no Brasil as maiores oportunidades concentram-se na internet, através das vendas online. Essa é uma ótima notícia, pois o marketing digital permite você se apoiar em diversas fontes de tráfego, levando suas ofertas a um maior número de pessoas.


  • Prepare o seu Território

Muitas empresas investem milhares de reais em suas estratégias para Black Friday e acabam esquecendo do mais simples, a estrutura para que o site suporte receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday. Por isso, certifique-se junto ao seu serviço de hospedagem que o seu plano contratado junto a eles suporta uma boa carga de visitas.

  • Ofereça Descontos Realmente Incríveis

Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos empresários mal intencionados maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante a data. O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que chamam de “Black Fraude” e ao que é realmente um bom desconto. Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso!

  • Dê Tratamento VIP

Se você vende produtos ou serviços na internet, é bem provável que você já tenha uma audiência, uma cartela de clientes. Que tal conceder a eles um desconto ainda melhor do que aquele que será oferecido para quem nunca comprou nada de você? Esse mega desconto pode ser concedido para as pessoas que fazem parte da sua lista de e-mails ou para aquelas que curtiram sua fanpage. Em outras palavras, se você vai dar 50% de desconto para o público geral, ofereça 60% ou até mesmo 70% para aqueles que já confiam em você, para aqueles que já foram ou são seus clientes.

  • Aumente e Aqueça sua Lista de E-mails

Nós sabemos que o e-mail é um aliado muito forte para as vendas, por isso que tal aumentar sua lista e promover o engajamento através dela? Ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas que assinaram sua newsletter e comunique a elas que você está preparando ofertas incríveis para a Black Friday 2020. Todo brasileiro ama descontos, por isso, aproveite da força que a data oferece, converse com sua audiência e arrase nas vendas!

  • Implemente um Contador de Tempo

Você já reparou que nós tendemos a tomar uma ação rápida quando temos pouco tempo para decidir? É o que chamamos de gatilho da escassez! Essa é uma estratégia que você pode utilizar na Black Friday, uma vez que o ponto alto das vendas é no dia mesmo. Se possível, implemente um contador de tempo nas suas páginas de venda, algo como: “Esta oferta é válida por apenas… 05, 04, 03 horas …” e por aí vai.

  • Invista em Anúncios Patrocinados

O Google Adwords e o Facebook Ads podem te ajudar bastante na Black Friday. Se você tem uma fanpage, promova suas ofertas e descontos para as pessoas que curtiram sua página. A disputa no leilão no AdWords certamente estará alta, mas se você souber trabalhar bem as palavras-chave que utilizará para anunciar no Google, é possível conseguir um bom ROI. Use a criatividade na hora de criar suas campanhas de anúncios e otimize-as, descartando os anúncios que não geram resultado. Posts patrocinados no Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante a Black Friday, muitas pessoas fazem uso de hashtags para encontrar descontos, por isso, faça o teste!

Dependendo do tamanho da sua loja virtual ou do seu negócio online, é possível também potencializar seus resultados fazendo vendas pelo WhatsApp.

Nós sabemos que praticamente todos os brasileiros têm acesso a esse aplicativo e certamente sua audiência ficará muito confortável tendo mais esse canal de comunicação, para tirar eventuais dúvidas que precedem o momento de compra. Explore esse recurso e maximize suas vendas!

E aí, gostou das dicas?

Entre em contato com nossos especialistas e entenda como podemos ajudar o seu negócio.

Atendimento: (62) 4103-8625

E-mail: [email protected]

Facebook e Instagram: @webcerrado

Júlia Borges
Written by Júlia Borges
Graduada em Direito, aficionada em séries, filmes e novas tecnologias.