Copywriting: por que você deve utilizar

Escrever é um dom, uma arte, mas como todo talento, o ato deve ser estimulado e aperfeiçoado diariamente. Com base nisso, existe uma técnica de Marketing Digital que visa encantar e persuadir o leitor através das palavras. Trata-se do copywriting.

Se você consegue convencer o seu público-alvo por meio do uso estratégico das palavras em um texto ou, simplesmente, induz o leitor a seguir todas as ações indicadas, você já consegue ter algum domínio da técnica.

Neste artigo de hoje você vai entender o que é o copywriting e como ele pode te ajudar a obter sucesso nas vendas e consequentemente, ganhar dinheiro. Se o seu objetivo é obter êxito, continue lendo o texto.

Afinal, o que é copywriting?

Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação específica.

Cabe ao copywriter (profissional que escreve os textos – redator) redigir o copy (texto) de uma forma persuasiva, fazendo uso de gatilhos, no intuito de despertar interesse no leitor, com o objetivo de gerar conversões e vendas.

A diferença entre copywriting e redação publicitária

 “O copywriting traz um forte CTA, ou seja, uma forte chamada para a ação, enquanto a redação publicitária trata-se de um anúncio de venda suave”. A frase é de Paul Hollingshead, um dos fundadores da AWAI. É uma das maiores associações de copywriters e redatores do mundo.

Em síntese, o copywriting é mais indicado para estratégias de atração como, por exemplo, o Inbound Marketing. Nele, o processo de venda é dividido em um longo processo persuasivo.

Por outro lado, a escrita publicitária continua como um instrumento voltado para vendas diretas.

O copywriting e o seu principal objetivo

Resumindo, o copywriting é baseado no CTA. Dessa forma, será necessário que o leitor tenha alguma atitude como assinar uma newsletter, fazer download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro artigo. Tudo isso, com base em uma estratégia estabelecida.

Com base nessa estratégia, o copywriter consegue conquistar a atenção do visitante de um site ou blog e persuadi-lo a seguir as instruções que são passadas no texto.

É um profissional que praticamente capacita a persona a respeito de determinado produto ou serviço para ressaltar que o seu material de venda é a melhor solução para as suas necessidades.

Todo esse poder de encantamento é feito através da produção de materiais ricos e de qualidade como posts, e-books, infográficos, webinars e outros exemplos.

Os três mandamentos básicos para fazer uma boa copy

Escrever bem é fundamental, porém existem outros elementos essenciais que caracterizam uma boa estratégia de copywriting. Existem 3 mandamentos básicos que devem ser respeitados na produção de uma boa copy e, também, qualquer conteúdo voltado para Marketing Digital.

São eles:

1 – Inspire o leitor.

2 – Crie um relacionamento estreito com a marca.

3 – Motive seus leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Planejar uma estratégia também é primordial. Alguns outros elementos também devem ser levados em conta, para que o seu conteúdo seja benéfico para você e para o seu leitor.

Os elementos são: pesquisa, objetivo, otimização, exclusividade e análise.

Em conclusão, você viu como o copywriting bem feito pode ser efetivo para as vendas da sua empresa. O segredo está no emprego correto das palavras. Saber persuadir através de uma boa escrita, pode ser uma solução bastante vantajosa e efetiva.

A Webcerrado Marketing Digital possui serviços relacionados ao Marketing Digital. Entre em contato conosco e faça agora mesmo um orçamento. Promova o crescimento efetivo do seu negócio!

Thiago Rocha
Written by Thiago Rocha
Graduado em Redes de Computadores e Pós Graduado em Segurança da Informação, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.