Confira as principais dicas para melhorar o SEO de deu site em WordPress.
Manter seu site otimizado talvez seja o fator mais importante para conseguir boas posições nos resultados de pesquisa. Pensando nisso, a Webcerrado compartilhou algumas dicas que podem aumentar significativamente seus resultados em SEO, com pequenas alterações no seu site WordPress. Confira!
Verifique se o HTTPS está ativado
Desde a atualização do algoritmo do Google de 2014, o HTTPS é, oficialmente, um fator de ranqueamento. Utilizar um certificado SSL para proteger seu site oferece mais segurança aos seus visitantes/clientes, e o Google reconhece essa experiência positiva oferecendo melhor classificação no ranking.
Para garantir a segurança, sites WordPress podem utilizar um plugin, como o Really Simple SSL, que detecta automaticamente suas configurações e ajusta seu site para ser executado em HTTPS.
Otimize suas URLs
Um importante fator on-page para manter seu site com boas posições no rankeamento, é a otimização de URLs para torná-las “amigáveis”.
Basicamente, quanto mais óbvia e direta sua URL for, melhor será para os buscadores. Quando os mecanismos de busca rastreiam suas páginas, é mais fácil para eles entenderem sobre o que é seu conteúdo se a URL for simples e tiver a palavra-chave principal.
Além disso, uma URL amigável também ajuda o usuário a identificar o conteúdo da página, ou seja, melhora sua experiência. O WordPress já oferece uma boa estrutura de URL desde a instalação, mas você pode fazer alterações com plugins para mais personalizações.
Utilize um plugin de SEO
Com um plugin de SEO é possível realizar diagnósticos completos das suas páginas, receber recomendações técnicas do que pode ser otimizado com relação aos fatores on-page e, com essas informações, melhorar sua posição no ranking do Google.
Um dos mais utilizados, e recomendados, é o Yoast SEO. Com ele, é possível realizar uma análise on-page completa e receber um diagnóstico sobre a legibilidade daquele conteúdo.
Crie e otimize suas meta descriptions
As meta tags são elementos importantes na composição de uma página, pois cada uma exerce uma função de SEO on-page diferente. A meta description é um pequeno resumo do conteúdo da página, que tem o intuito de fornecer algumas informações sobre o que o usuário encontrará.
A regra é que você deve criar meta descriptions únicas, criativas e que seu conteúdo seja fortemente relacionado ao assunto da página.
O mais importante é que você consiga passar a sua mensagem de forma chamativa, interessante, informativa, curiosa e com um toque de call-to-action, em um curto trecho (geralmente com no máximo 160 caracteres).
Crie bons conteúdos
Investir em conteúdos de qualidade traz inúmeros benefícios, tanto para sua estratégia de branding quanto para SEO.
Pense bem, quando você realiza pesquisas em algum buscador, o que você espera encontrar? Certamente, nós procuramos por informações completas, conteúdos que realmente tirem as dúvidas sobre aquele assunto.
O Google prioriza a experiência do usuário, por isso, quanto melhor for o seu conteúdo, maiores são as chances de conseguir uma posição orgânica de destaque.
Para isso, certifique-se de que você tem autoridade sobre o assunto que está escrevendo e faça uma pesquisa de palavras-chave para atrair a atenção do seu público. Além disso, não crie conteúdos duplicados, pois isso afeta negativamente seu posicionamento.
Conteúdo EAT
Em 2019, o Google realizou uma atualização no seu algoritmo principal que impactou em todos os resultados de busca, e continua impactando até hoje.
A sigla para Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness (Expertise, Autoridade e Credibilidade, em tradução), trouxe um novo caminho para criadores de conteúdo em todo o mundo. A partir dessa atualização, ficou claro que autoridade e relevância do site/autor é um fator que influencia nos resultados.
Dessa forma, um conteúdo EAT representa a experiência do autor, a autoridade do site e a confiabilidade daquela informação.
Velocidade de carregamento
Quando se trata de carregamento do seu site, cada segundo importa. Manter a velocidade de carregamento do seu site otimizada é muito importante para sua estratégia de SEO, pois o Google considera este um fator relevante para a experiência do usuário.
Um dos fatores chave para o carregamento é o tamanho das imagens. Quando elas são muito grandes e demoram para ser processadas, isso sobrecarrega o site e faz com que as páginas levem mais tempo para aparecer.
Para controlar melhor o tempo de carregamento das imagens é preciso mantê-las otimizadas. Usar uma CDN (Content Delivery Network) ajuda a reduzir os tempos de carregamento, no WordPress, o plugin Jetpack fornece uma CDN de imagem gratuita.
Além disso, é preciso utilizar um provedor de hospedagem otimizado para sites WordPress e acompanhar o cache, para isso, você pode usar um plugin de cache, como W3 Total Cache.
Aprenda mais sobre SEO
A estratégia de SEO é uma das principais formas de obter sucesso com Marketing Digital, por isso, você precisa saber tudo que ela pode oferecer para levar o seu site à primeira página do Google e atrair visitantes muito mais qualificados para o seu site!
Está precisando de ajuda para otimizar o SEO de seu site? Fale hoje mesmo com a Webcerrado e solicite seu atendimento.