Para que o seu negócio on-line cresça não basta somente ter planejamento e oferecer bons produtos. Aqui na Webcerrado aplicamos estratégias de SEO para atrair mais tráfego orgânico e crescimento nas vendas de nossos clientes. Então, saiba como aplicar estratégias de SEO para e-commerce e otimizar a sua loja on-line para ter um negócio lucrativo e de sucesso. Confira!
Realize pesquisas de palavras-chave
Para que os consumidores encontrem a sua loja on-line por meio de busca orgânica, é fundamental aplicar as palavras-chave adequadas em suas páginas. Somente assim, será possível ter um bom raqueamento nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).
Então, primeiramente, identifique quais as palavras-chave que você deseja ranquear nas páginas de produtos levando em consideração alguns fatores, como relevância, volume de buscas e dificuldade de raqueamento.
Contudo, é fundamental ter conhecimento sobre a sua persona (comprador), quais os seus desejos, interesses, necessidades e dúvidas que poderão ter sobre os seus produtos. Dessa forma, é possível identificar as palavras-chave que os consumidores poderão usar ao realizar pesquisas no Google.
Utilize palavras-chave de cauda longa
O principal objetivo ao aplicar SEO para e-commerce é a otimização para atrair mais vendas para a sua loja on-line. Por isso, é importante focar em termos de pesquisa mais específicos para atrair visitantes que realmente se interessem e comprem os seus produtos.
Nesse caso, o ideal é pesquisar por palavras-chave de cauda longa (long tail keywords). Ou seja, palavras-chave que apresentem de 4 ou mais palavras. Por exemplo, se você possui uma loja que vende sapatos, pesquise por termos mais específicos como “sapato social feminino azul-marinho” e não somente por sapato social ou sapato feminino.
E para realizar as suas pesquisas, você pode usar as melhores ferramentas de buscas de palavras-chave, como:
- Ubersuggest;
- Keywords Everywhere;
- Google Suggest;
- Keyword Magic Tool.
Otimize o rastreamento do Googlebot
O Googlebot, também conhecido como crawler, spider ou bot, é um programa de computador criado pelo Google para rastrear as páginas públicas de toda web, a fim de reunir informações e organizá-las. Assim, o boot salva essas informações tornando-as compatíveis com os resultados de buscas.
Para rastrear a sua loja virtual é determinado um orçamento e um tempo de rastreamento.
Por isso, é interessante que a cada rastreio o Googlebot visite um número maior de páginas relevantes. Então, é importante analisar frequentemente os logs do servidor para identificar alguns fatores:
- Como e quando o Googlebot fez o rastreio do seu site?
- Quais são as páginas mais rastreadas frequentemente?
- Qual a frequência de rastreamento?
- Quais são as áreas que o Googlebot mais rastreia?
Para realizar tais análises, você pode utilizar as ferramentas SEO Log File Analyser ou Splunk.
Além disso, é preciso implementar os dados estruturados, pois ajudam os bots a compreender diversos fatores sobre a sua página. Além de criarem resultados de pesquisas mais completos.
Invista na experiência do usuário (UX)
Não basta selecionar e aplicar palavras-chave adequadas para o e-commerce. Além disso, é preciso investir em UX (User Experience), ou seja, melhorar a experiência do usuário. Para isso, a arquitetura de um site de vendas on-line deve ser bem elaborada para melhor a usabilidade, ranqueamento e conversões em vendas.
Existem outros fatores como tempo de carregamento da página e mobile friendly (otimização para dispositivos móveis) que colaboram para que os consumidores finalizarem as suas compram rapidamente reduzindo as taxas de rejeição.
Otimize imagens para o seu e-commerce
Outro fator bem valorizado pelo Google são as imagens, quando otimizadas para e-commerce contribui para aumentar a visibilidade no Google Imagens. Embora pouco explorada, é uma ferramenta que pode funcionar bem nas estratégias de SEO para e-commerce.
Então, otimize a sua página inserindo imagens de qualidade relacionadas aos seus produtos e nomeie com a palavra-chave estratégicas. Isso ajuda a aumentar a relevância das páginas, aprimorar a acessibilidade do seu site e aumentar a possibilidade de a sua loja ser encontrada nos mecanismos de busca.
Além das informações passadas acima, é fundamental acompanhar as tendências de mercado e observar o que está dando mais resultados. Assim, você pode adequar as suas estratégias de marketing digital para superar a concorrência.
Está começando a criar o seu negócio e não sabe como ter um site de vendas na internet? Conte com a Webcerrado Marketing Digital, clique aqui e solicite agora mesmo seu atendimento!