Por que é importante investir na presença digital sua empresa
As redes sociais atualmente são grandes aliadas do Marketing Digital e do seu Negócio, é a partir das redes sociais que as ações de marketing na web e em canais digitais podem conectar de forma expansiva, maximizar resultados e o alcance da sua empresa. Analisando métricas e observando resultados expressivos que o Marketing Digital já proporcionou para diversos segmentos, é possível entender as vantagens de estar bem posicionado nas mídias digitais. O diálogo entre a empresa e o seu público ganha conexão, relacionamento e força.
O perfil do consumidor atual mudou, e continuará mudando constantemente. Mas o que não mudará tão cedo é o poder das mídias digitais e de como as redes sociais influenciam o público, sabendo disso, basta fazer a seguinte reflexão: “O que o seu negócio tem feito para se adaptar à esta realidade?”
O Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários ativos na web, e somos mais de 120 milhões de usuários! Em termos de redes sociais, o Facebook é a rede mais povoada por brasileiros, que ocupam o 3º lugar de cadastros no site. Redes como o Facebook e o Instagram, crescem exponencialmente e permitem aos usuários não apenas a interação entre si, mas com as marcas, o que gerou uma corrida para criar uma humanização da marca, deixando aquele perfil institucional e vitrine de lado, o momento pede comunidade, demonstração de valor e muita interação com os clientes.
Ainda assim, muitas empresas ainda ignoram essa crescente tendência, optando por deixar as suas marcas fora do ambiente digital. Com essa escolha, perde-se não só a oportunidade de conquistar mais clientes, como a de fortalecer a relação com eles e aumentar a sua visibilidade e valor no mercado.
Agora que você já entendeu que o mundo agora é digital, e que as redes sociais são o cerne das estratégias digitais, sem previsão de concorrentes diretos, chegou a hora de entender melhor os atributos das redes sociais como parte da presença digital da sua empresa. Lembre-se: as marcas de sucesso já estão todas nas redes sociais. Não deixe que a concorrência esgote as suas alternativas!
Quais as vantagens das redes sociais para empresas?
1. Tráfego de qualidade para o seu site
O site é uma das principais ferramentas de venda para qualquer empresa, através de um bom site e-commerce ou institucional, a empresa pode reunir todas as suas informações e soar mais transparente para o público, além de mais confiável. Porém, para que ele gere bons negócios e ganhe visibilidade, é preciso que exista um tráfego direcionado para ele, de preferência, um tráfego de qualidade, ou seja, de interessados reais no seu produto, serviço ou empresa.
As redes sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa, e complementar ou dar origem às estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Inserindo links nos seus posts ou espaços no perfil, você aumenta as chances de cliques e captação de leads. Compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais funciona da mesma forma, é uma forma ativa de se gerar tráfego.
Descubra o potencial das redes para atrair usuários e envolver pessoas com o seu canal institucional, gerando um tráfego com muito potencial de conversão em vendas. Além disso, um tráfego maior gera relevância do seu canal nos sites de busca, como o Google, por exemplo, fazendo o seu site ficar entre os destaques.
2. Construção de autoridade
Já sabemos, produzir conteúdo de qualidade aumenta a autoridade do seu negócio diante do mercado. Como isso funciona?
Uma das estratégias essenciais para construir autoridade é produzindo conteúdo de valor e relevante para o seu público. E isso, é claro, não funciona de forma diferente nas redes sociais. Publicar conteúdo de qualidade é uma maneira eficiente de se posicionar como autoridade, ganhando a confiança de quem te acompanha.
É possível utilizar as redes sociais para divulgar o conteúdo publicado em outras plataformas, como o próprio site ou o YouTube, ou produzir conteúdo especificamente para o formato das redes sociais. Explorar os carrosséis no Instagram, stories e facebook, por exemplo, com vídeos curtos que contém informações importantes.
3. Engajamento com os clientes
As redes sociais têm como objetivo principal, a interação. Logo, são canais excelentes de interação. Para promover o engajamento e interação com o seu público-alvo, é necessário que se conheça as necessidades desse público e os recursos do seu próprio negócio.
Invista em pesquisas e em conteúdos interativos para que o seu público se mantenha presente e converse com você. É importante ler e considerar os feedbacks deles, as sugestões, reclamações e solicitações. Dê ao público o que ele quer!
4. Novos clientes
A internet é uma das principais formas de se atrair e conquistar novos clientes atualmente. Além disso, nela é possível saber sobre a reputação de qualquer empresa, e encontrar feedbacks também. Mantendo bons padrões de presença digital, o seu negócio se destaca diante da concorrência, e consegue visibilidade suficiente para estar entre as opções de escolha. Entenda que as pessoas acessam a internet o tempo todo para buscar por produtos e serviços, mas também opiniões, principalmente elas! Isso ajuda a definir o melhor lugar para comprar. Diante dessa audiência, desenvolva boas estratégias.
Não procure oferecer somente boas opções de compra. Gere conteúdo de qualidade, que ajuda, ensine e informe o seu prospecto, quando você ajuda alguém, desperta nessa pessoa o gatilho da reciprocidade, se através do seu conteúdo, você consegue ajudar o seu público, quando ele precisar de algo, ele irá lembrar de você, irá te indicar, irá se tornar um fã da sua marca.
Invista também em anúncios, que garantam um bom alcance aos públicos específicos e potenciais. Utilizar de mídias alternativas, como os blogs e plataformas de vídeo também auxiliam na maximização desse potencial.
5. Estratégias de SEO otimizadas
O SEO trata-se da otimização dos motores de busca. Antigamente, um perfil forte nas redes sociais acabava não possuindo tanto impacto nos resultados dos motores de busca, pois o SEO não era uma prática tão latente. Porém, isso tem mudado bastante, principalmente devido a relevância e expansão das redes sociais.
O Google, por exemplo, considera a atividade e tráfego nos sites para qualificar melhor no ranking as empresas mais presentes. Não somente isso, ele também pode linkar os perfis das redes sociais por relevância, ou seja, através dos algoritmos, ele joga para cima as empresas com melhor desempenho, e com forte engajamento ou reprodução nos seus conteúdos.
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