Nos dias atuais é muito difícil falar de marketing, encantamento e engajamento no meio online sem mencionar o termo “marketing de conteúdo”. Essa estratégia conta com diversas ferramentas diferentes que têm como objetivo oferecer valor aos consumidores para que eles enxerguem a marca de forma mais afetiva.
Infelizmente, ainda existem empresas que não valorizam muito essa prática e, por isso, acabam perdendo clientes que optam pelos produtos da concorrência. Mas, por que isso acontece?
A verdade é que todo mundo quer se sentir valorizado e ouvido, não é? Pensando desta forma, as marcas também precisam estar abertas para escutar o que o seu público tem a dizer. Quando sabemos o que nossos clientes pensam, conseguimos lidar com eles de uma forma melhor e, consequentemente, identificamos a maneira correta de impactá-los. O marketing de conteúdo tem esse objetivo final, mas com um toque a mais: é preciso conquistá-los por meio de um conteúdo relevante e interessante para de fato atraí-los e fidelizá-los.
Quer descobrir algumas maneiras adotadas por diversas empresas para atingir o público por meio do encantamento, veja a lista que fizemos abaixo:
- E-books
A internet tem se tornado cada vez mais um local onde a busca por informações é constante. Sendo assim, pode ser considerada um ótimo instrumento de pesquisa, fundamental para a vida de muitas pessoas. Por isso, apostar em e-books pode ser interessante para mostrar que a sua marca tem grande conhecimento sobre um assunto de interesse de seu target.
Digamos que o seu negócio seja focado em serviços de marketing digital. Desenvolver e-books explicando as principais ferramentas e métodos, como SEO, é uma forma de chamar a atenção de possíveis consumidores, pois a partir do momento que você ensina as pessoas sobre determinado assunto, passa a ter maior credibilidade e, consequentemente, torna-se referência naquele setor. Portanto, produza materiais ricos sobre o que você sabe fazer de melhor com base no seu público e conquiste seus consumidores pela mente!
- Artigos para blog
Uma grande vantagem de escrever artigos para blog é que esse canal de comunicação apresenta um custo baixo ou, ainda, custo zero. Portanto, seu negócio só tem a ganhar se investir nessa ferramenta.
O blog permite que você fale um pouco sobre diversos assuntos. Diferente dos e-books, seu conteúdo não é muito extenso, pois muitas vezes o blog é uma alternativa para despertar a curiosidade do público em relação a vários assuntos relacionados ao segmento. Então, caso o leitor se interesse e queira saber, ele irá procurar um e-book para ter maior conhecimento sobre a questão comentada. Por isso, tem alguns assuntos interessantes que podem ser aproveitados para se transformarem em materiais mais ricos depois, oferecendo conteúdos mais extensos.
Você ainda pode unir a estratégia do blog com SEO para colocar seu conteúdo no topo das buscas orgânicas do Google e, assim, ter um maior desempenho e visibilidade na web. Além disso, é importante tomar cuidado com a linguagem adotada nos posts do seu blog, porque a ideia é ser uma leitura leve, fácil e positiva para o leitor, e não algo maçante. Lembre-se que o blog é muito útil para atrair novos públicos. Então, precisamos ser gentis desde o início para conquistá-los, certo?
- Infográficos
Um outro tipo de conteúdo diferente dos citados, mas que também proporciona engajamento, é o infográfico. O objetivo dessa ferramenta é mesclar o uso de texto e imagem, tornando a explicação mais dinâmica, fácil e intuitiva.
O legal dos infográficos é que eles seguem a ideia fundamental do marketing de conteúdo: “produzir um conteúdo relevante e interessante para o público”. Sendo assim, a produção só será útil para o consumidor se ele realmente entendê-la e gostar da experiência.
Basta pensarmos o que costuma chamar mais a atenção das pessoas: textos enormes ou imagens mescladas com textos? Quando nos colocamos no lugar do target, fica mais fácil de encontrarmos a melhor solução, não é?
- E-mail marketing
Além de tudo que foi dito, o e-mail marketing é um método muito utilizado por empresas de diversos setores por ser uma ferramenta de comunicação direta com o público e que serve para objetivos diferentes. Uma empresa que tenha o objetivo de oferecer um novo serviço pode desenvolver e-mail marketings com apelo mais comercial, enquanto outro negócio pode estar mais preocupado em dar as boas-vindas a um novo consumidor, transmitindo assim um conteúdo de apelo mais emocional.
Outro ponto interessante sobre a ferramenta de e-mail marketing é que ela possibilita o disparo para bases de dados para públicos específicos. Dessa forma, você pode selecionar os usuários que devem receber determinado tipo de conteúdo e eliminar do envio os indivíduos que não devem recebê-lo.
Existem empresas que usam essa estratégia para divulgar novos conteúdos em suas páginas também, como um novo artigo de blog ou um e-book sobre o assunto de interesse do público.
Como saber a melhor estratégia marketing de conteúdo para o meu negócio?
O ideal é ter mais de uma estratégia, pois todas elas se complementam e, juntas, promovem um conteúdo mais rico e atraente aos olhos do público-alvo. Portanto, contrate uma empresa especializada em Marketing de Conteúdo veja como você pode aplicá-las ao seu negócio!
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