O que é buyer persona e como criar

Buyer persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, uma pessoa que exite somente para seu departamento de marketing e vendas, porém, ele deve ser elaborado dentro de dados e estatísticas reais, obtidos por meio de pesquisas e análises, que podem ser realizadas tanto com os clientes que você já possui, como também com pessoas que você acredita ser um potencial cliente para sua empresa.

Um bom Marketing de conteúdo precisa entregar aquilo que seu cliente potencial procura. Uma persona é esse cliente potencial, e por isso toda empresa que quer ter uma boa taxa de conversão (CTR) em suas ações digitais, ser mais assertivo, obter um bom engajamento social, e claro, receber um volume significativo de novos negócios e clientes, o uso de buyer personas é indispensável.

Porque usar buyer personas

A utilização de buyer personas em uma estratégia de marketing digital é fundamental para que as ações sejam focadas diretamente para as necessidades dessas pessoas, dessa forma a assertividade das suas ações serão muito maiores do que se você estivesse utilizando uma comunicação mais ampla, sem foco específico, como, por exemplo, criar um conteúdo para o público-alvo.

Como criar buyer personas

Como foi falado, buyer persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, mas que deve ser elaborada com dados reais.

Para você começar a criar sua buyer persona, nossas dicas são:

1 – Não crie diversas buyer personas
Aqui na Webcerrado por exemplo, trabalhamos com dois tipos de buyer personas.

Embora não haja limite para a utilização personas, por sermos uma empresa B2B o indicado é não passarmos de três, mas, é comum que empresas B2C tenha até 5 Buyer personas.

2 – Não crie personas com base em suposições
Mesmo sendo um personagem fictício, você dever usar estatísticas reais, não imagine demais sobre sua persona, faça pesquisas com os clientes que você já possui, procure identificar suas necessidades, os motivos que o levaram a comprar do seu negócio, seu nível de satisfação, idade, formação, o que gosta de fazer, dificuldades no trabalho e por ai vai.

Caso você ainda não tenha clientes, e esteja começando o seu negócio, faça pesquisas com seus prospects, vá em busca de informações com pessoas que você acredita que podem ser seus clientes potenciais, descubra suas principais dificuldades no dia dia.

3 – Não perca tempo com detalhes irrelevantes
Foque no objetivo principal que é entender as necessidades da sua persona e como seu produto ou serviço vai ajudá-la. Não perca tempo definindo a cor do olhos da sua persona, ou se dirige um SUV do ano (A menos que você forneça peças, acessório ou manutenção para Suv’s).

4 – Não confunda personas com público-alvo
Público-alvo é uma definição ampla, e não fala sobre hábitos e necessidades específicas.

Já personas, são criadas para que as ações de marketing digital sejam assertivas, e para ser assertiva precisa-se de detalhes precisos e baseados em dados reais para que funcione.

Entenda a diferença entre público-alvo e buyer personas:

Público-alvo

– Empresas do setor de Contabilidade
– Com até 15 funcionários
– Não possuem sistema de gestão
– Gastam entre 2 a 8 mil mensal como aluguel de Softwares

Buyer Personas

– Paulo Gustavo, 32 anos, gerente de compras em uma grande empresa de contabilidade em Goiânia.

– Profissional dedicado, com longa carreira em finanças, é casado e gosta de passar tempo com a família e praticar esportes.

– É conectado com a tecnologia, ele está sempre conectado as redes sociais, principalmente Instagram e Linkedin.

– Está insatisfeito com o sistema que sua empresa utiliza, pois ele trava bastante e o suporte fornecido pela empresa que fornece o software que não é rápido.

Percebeu que buyer personas são bem mais específicas? São informações assim, que vão ajudar você a criar um bom conteúdo e falar diretamente para as necessidades de suas personas, o que reflete diretamente na sua conversão.

Se você também precisar de uma agência de marketing digitalclique aqui e entre em contato.

Thiago Rocha
Written by Thiago Rocha
Graduado em Redes de Computadores e Pós Graduado em Segurança da Informação, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.

One comment

  • Comments are closed.