Melhores Plataformas de Venda 2022

Conheça algumas das melhores plataformas de vendas online tanto para e-commerces quanto para vendedores de infoprodutos.

A transformação digital mudou o comportamento dos consumidores, que, agora, costumam adquirir diversos produtos pela internet. Porém, para possibilitar e facilitar essa experiência, as lojas precisam de boas plataformas de vendas, e é sobre isso que o artigo de hoje se trata.

O e-commerce no Brasil cresceu muito com o passar dos anos. Dados da Neotrust revelam que o setor cresceu 27% em 2021 e faturou R$ 161 bilhões. A estimativa para 2022 é continuar crescendo, atingindo um faturamento de cerca de R$ 174 bilhões.

Sendo assim, nós da Webcerrado Marketing Digital, reunimos algumas opções tanto para quem vende produtos e serviços, quanto para aqueles que comercializam infoprodutos.

Continue a leitura e confira!

  • plataformas de vendas para e-commerce;
  • plataformas de vendas para infoprodutos.

Plataformas de vendas para e-commerce

Veja abaixo quais plataformas de vendas são ideais para e-commerces, possibilitando a venda dos mais variados produtos e serviços.

Moovin

A Moovin está no mercado digital há mais de 14 anos e é uma SaaS desenvolvida para oferecer uma diversidade de soluções aos e-commerces. O foco dessa plataforma é oferecer uma experiência omnichannel, tanto para empresas B2C quanto B2B.

Com o sistema multicanal, a Moovin integra os estoques e a relação de produtos tanto no físico quanto no digital, uma solução para empresas que trabalham com estoques separados para e-commerce e loja física. Além disso, empresas com ciclo de vendas mais longos podem contar com o sistema de televendas para auxiliar os clientes.

Magento – Adobe Commerce

Em 2017, a Magento Inc, considerada a maior plataforma de comércio eletrônico até então, foi adquirida pela Adobe. Dessa forma, os produtos Magento foram integrados ao Adobe Experience Cloud, mas continuaram sendo conhecidos como Magento.

Agora, a Adobe alterou sua comunicação: “A Magento agora é Adobe Commerce”. A partir da versão 2.4.4, mais recente atualização do Magento/Adobe Commerce, todas as versões terão essa nomenclatura.

A grande vantagem do Adobe Commerce é o acesso aos serviços oferecidos pela empresa no Experience Cloud, que incluem:

  • Adobe Sensei: o Adobe Commerce é um dos pioneiros na utilização de IA e machine learning para e-commerces. Com essa tecnologia, as lojas virtuais são capazes de recomendar produtos utilizando um algoritmo próprio, além de uma completa análise de dados e resultados de busca muito mais relevantes;
  • Adobe Stock: banco de imagens para auxiliar os comerciantes;
  • Adobe Assets: gerenciador de ativos que facilita a conexão entre os produtos.

A Adobe continua utilizando o nome Magento para a versão mais básica do produto, chamada “Magento Open Source”. Ele oferece todos os recursos importantes para criar uma loja virtual do zero, no entanto, não tem integração com os outros sistemas Adobe.

WooCommerce

O WooCommerce é uma plataforma de código aberto e personalizável construída no WordPress. O objetivo da WooCommerce é democratizar o comércio eletrônico, por isso, sua plataforma principal é gratuita.

Dessa forma, a WooCommerce permite que você venda – de acordo com eles – qualquer coisa, em qualquer lugar.

Se você já tem um site WordPress, adicionando o plugin WooCommerce você pode configurá-lo para atuar como uma loja virtual rapidamente. Além disso, o WooCommerce tem integração com diversas plataformas e é totalmente personalizável.

Crie sua loja virtual gratuitamente agora mesmo! Clique aqui para conhecer a plataforma.

VTex

Em contrapartida, a VTex é uma plataforma de comércio virtual voltada para grandes empresas que conta com e-commerce, marketplace e OMS (Order Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Pedidos).

A VTex oferece soluções para diferentes tipos de segmentos de mercado, além de possuir dois produtos especiais para atender aos mercados de moda e supermercados. Assim como a Adobe, a VTex investe em IA e machine learning para otimizar a experiência do usuário.

O diferencial desta plataforma é o sistema de gerenciamento de pedidos integrado, algo que muitas plataformas de e-commerce não oferecem e os comerciantes precisam integrar outras soluções para complementar sua experiência.

Shopify

A Shopify é uma das plataformas de vendas mais famosas entre os vendedores. Ela permite criar uma loja online do zero, de forma bem simples e intuitiva, possibilitando até a migração do seu site a partir de outra plataforma.

Com a infraestrutura da Shopify, vender online no e-commerce ou pelas redes sociais torna-se muito mais fácil. A empresa oferece sua própria opção de pagamento, além de ter ferramentas integradas que permitem criar anúncios para o Google Shopping.

Recentemente, o YouTube anunciou sua parceria com a Shopify para oferecer um recurso onde os consumidores possam comprar sem sair da rede social! Se a sua marca já possui um canal ativo no YouTube, essa pode ser uma ótima opção para iniciar o seu negócio online.

Nuvemshop

Com mais de 70 mil lojas ativas, a Nuvemshop é líder no comércio digital da América Latina e foi eleita a melhor plataforma de e-commerce pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em 2020, sendo também premiada nesta categoria em 2017 e 2019.

Dentre as funcionalidades oferecidas, destacam-se a disponibilidade de layouts modernos; aplicativo para dispositivos móveis; integração com os maiores players do mercado nas categorias de pagamento e logística; e associação com outros canais de venda, como Instagram Shopping e Facebook Store. A Nuvemshop também oferece cursos de e-commerce gratuitos para te ajudar no começo dessa jornada.

Plataformas de vendas para infoprodutos

Os infoprodutos precisam de plataformas de vendas um pouco diferentes daquelas voltadas para bens de consumo (produtos físicos). Afinal, esses são materiais informativos — geralmente cursos — que precisam de uma ferramenta na qual o comprador possa acessar o conteúdo depois da aquisição, para poder assistir às aulas, por exemplo.

Sendo assim, veja abaixo quais são as principais opções para quem deseja vender um infoproduto.

Sites de afiliados

Para vender seu conhecimento, seja ele um curso, treinamento, mentoria, consultoria, entre outros, você precisa de uma plataforma de vendas especializada. Afinal, não dá para vender um curso de SEO na Amazon, não é mesmo? É preciso ter uma ferramenta apropriada para isso.

Geralmente, os sites de afiliados são alternativas ideais para quem tem esse objetivo. Alguns exemplos são:

  • Hotmart;
  • Lomadee;
  • Monetizze,
  • Udemy;
  • Kiwify;
  • Sympla;
  • entre outras.

A Hotmart, por exemplo, é uma das líderes nesse mercado. Ela permite que criadores de conteúdo tornem-se empreendedores, desenvolvendo seus produtos digitais, acelerando as vendas, gerenciando resultados e escalando o negócio com mais facilidade. Para usar essa opção, não há taxas de adesão ou mensalidades, mas há a porcentagem por cada venda realizada.

Agora que você conhece essas plataformas de vendas, saiba que é necessário desenvolver as descrições de páginas, produtos e demais informações. Além disso, há várias outras formas de gerar mais vendas para sua empresa com o marketing digital. Entre em contato hoje mesmo com a Webcerrado Marketing Digital e solicite seu atendimento, temos a melhor equipe par ajudar o seu negócio a vender mais através do digital, com escritórios em Goiânia e Brasília.

Escrito por Thiago Rocha
Especialista em Tráfego e SEO, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.