Marketing digital para franquias: saiba como expandir sua rede com estratégias digitais

O Marketing digital para franquias é muito mais do que uma realidade, é uma necessidade que muitos insistem em ignorar. Hoje para expandir rede, atrair franqueados e fortalecer marca, as estratégias e ações digitais são indispensáveis.

E não se trata apenas de uma realidade para o segmento de franquias, o marketing digital já vem sendo trabalhado em várias empresas. Das pequenas às grandes, tradicionais ou não, B2C e B2B, todas sabem da importância que é estar online. Afinal, se seus clientes estão cada vez mais no digital, a sua empresa também deve estar!

Mas então como trabalhar marketing digital para franquias? Quais sãos os melhores canais? Quais as melhores estratégias?

Para entender melhor essas e outras perguntas, continue essa leitura.

Por que você precisa de estratégias marketing digital para franquias?

Muito além de atingir novos franqueados e expandir sua rede, o marketing digital para franquias ajuda a fortalecer autoridade de marca e conquistar novos clientes.

Além disso, estratégias de marketing digital apresentam menor custo, maior assertividade e grande possibilidade de mensuração de resultados.

Para ter certeza das vantagens do digital é só pensar nas estratégias tradicionais. Ao comparar com como anúncios na televisão, revistas e rádio, outdoor, panfletos e etc, você logo perceberá a diferença de valores. Sem mencionar que nesses tipos de ações as previsões de público atingido e ROI (retornos sobre o investimento) são inconsistentes.

Outra coisa importante é estar atento na saúde do seu negócio. Se você está sentindo que sua vendas estão caindo (tanto nas de novas franquias quanto nas vendas dos seus franqueados) é preciso ligar um sinal de alerta.

Assim como baixa competitividade, queda nos resultados de ações tradicionais de marketing, divergências e falhas entre marketing e vendas. Enfim, problemas que afetam diretamente sua atração de contatos e crescimento e que podem ser resolvidos com estratégias inteligentes de marketing digital para franquias.

Confira abaixo dicas valiosas que irá ajudar no crescimento de sua franquia utilizando o Marketing Digital.

Primeiros passos

Após decidir trabalhar com marketing digital para franquias o profissional responsável, ou time de marketing encarregado tem que decidir quais estratégias seguir. O foco será a expansão de rede ou o consumidor final? Ou ambas serão priorizadas igualmente?

Mas independente de qual decisão for tomada, alguns passos iniciais são necessários.

Defina os Objetivos

Tudo começa com um objetivo, um direcionamento. E obviamente, a própria decisão sobre qual será o foco das estratégias está ligado a esse passo.

A dica para traçar um bom objetivo é buscar entender a principal necessidade da sua franquia, e claro, encontrar prioridades.

Seu marketing pode ter mais de um objetivo, só tenha cuidado para não focar em muitos alvos e no meio do caminho não conseguir atingir nenhum. Busque então desenhar objetivos gerais e depois os específicos.

Alguns exemplos de objetivos macro para franquias são:

  • Captar de novos clientes
  • Engajar e relacionar com o público atual
  • Fortalecer a marca e construir de autoridade
  • Expandir a rede de franquias (conquistar novos franqueados)

Analisando nossos exemplos você pode perceber que os objetivos precisam ser definidos como verbo, uma ação a ser tomada.

Crie metas

Diante dos seus objetivos já traçados, construa metas de modo que fique mais atingível e palpável aquilo que você quer construir.

As metas precisam ser mensuráveis, claras e direcionáveis. Logo, se a sua franquia tem como objetivo expandir a rede, por exemplo, você preciso entender quais ações e entregam impactam esse objetivo.

Quantos novos franqueados você quer conquistar em 1 ano? Sendo assim, quantos serão por semestre? Ou mesmo por mês? Para que essas vendas aconteçam, quantas oportunidades sua empresa precisa gerar? Quantos leads? Quantos visitantes?

Análise sua persona, mercado e concorrentes

Análises são essenciais em todas as atividades dentro de uma empresa, e no marketing digital para franquias não seria diferente. Na verdade, dentro do marketing digital, como dissemos, as tarefas de análises ocorrem de maneira ainda mais rápida e eficiente, uma vez que a mensuração de resultados é característica forte dessas estratégias.

No entanto, antes de qualquer ação uma camada mais profunda de estudo se faz importante. Sendo ela uma pesquisa de mercado, benchmarking de concorrentes e análise de público para construção das buyer personas.

O que funciona e não funciona dentro do seu setor? O que seus concorrentes estão fazendo? Como estão se posicionando online? Só assim sua empresa consegue entender as melhores estratégias de diferenciação.

E além disso, seu marketing precisa saber exatamente com quem eles estão falando. Por isso, antes de mais nada, a definição de ICP e personas são essenciais.

Monte o Plano de Marketing

Após os objetivos, metas, estudo de concorrentes e mercado e definição de personas a sua empresa terá um bom quadro do que deve ser feito. O próximo passo agora é por tudo isso em um plano de marketing digital para franquias.

E isso quer dizer que todas tarefas, entregas e estratégias estarão delimitadas, com seus respectivos responsáveis e deadlines.

Se você tem uma Franquia e precisa de uma Agência de Marketing Digital para ajudar na expansão e fortalecimento de seu negócio, fale agora mesmo com os nossos especialistas.

Tel: (62) 4103-8625
E-mail: [email protected]

Marketing Digital em Palmas – TO | Marketing Digital em Belém – PA | Marketing Digital em Goiânia – GO | Marketing Digital em Uberlândia – MG | Marketing Digital em Manaus – AM | Marketing Digital em Fortaleza – CE | Marketing Digital em Salvador – BA | Marketing Digital em Belo Horizonte – MG | Marketing Digital em Campo Grande – MS | Marketing Digital em Cuiabá – MT | Marketing Digital em João Pessoa – PB

Thiago Rocha
Written by Thiago Rocha
Graduado em Redes de Computadores e Pós Graduado em Segurança da Informação, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.