Marketing digital para clínicas médicas: 5 dicas imperdíveis que você deve seguir

Marketing digital para clínicas médicas: 5 dicas imperdíveis que você deve seguir

A cada dia que passa, mais clínicas médicas e hospitais estão voltando às suas atenções para questões relacionadas ao marketing e a publicidade. Aqui na Webcerrado Marketing Digital dezenas de profissionais de saúde nos procuram todos os meses para fortalecer a sua imagem ou a imagem de sua clínica no digital.

Dentro desse contexto, o marketing digital para clínicas médicas tem crescido muito e se tornado uma tendência para o setor da saúde. Para que você entenda melhor como esse tipo de marketing funciona, preparamos 5 dicas imperdíveis que você deve seguir para que a sua clínica seja destaque também no meio digital. Confira:

1 – Faça um planejamento estratégico
Assim como funciona com o marketing tradicional, o marketing digital também precisa de um planejamento estratégico para nortear as ações que serão tomadas. Um modelo interessante e muito utilizado nesse segmento é o Business Model Canvas

O Business Model Canvas é uma ferramenta que auxilia na definição de objetivos, estudo de públicos, análise de mercado, entre outros fatores que precisam ser estudados para a criação de uma estratégia de marketing digital para clínicas e hospitais de forma eficiente.

2 – Trabalhe com o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ramificação do marketing digital e tem como objetivo produzir textos, vídeos, podcasts e outros tipos de conteúdo com o objetivo de gerar mais visitar para um site ou blog.

Na área da medicina esse método pode ser muito interessante, principalmente se levarmos em consideração os estudos acadêmicos que comprovam que cerca de 32% dos brasileiros consultam a internet para buscar informações sobre saúde. Dessa forma, se você mantiver um blog sempre atualizado com conteúdo de qualidade, certamente se tornará uma referência do segmento.

E então, tudo certo para começar a planejar o marketing digital para clínicas médicas e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento? Estamos certos que sim, não é mesmo? E para continuar aprendendo sobre alternativas e novidades para a sua clínica, você pode curtir a nossa página no Facebook e sempre acompanhar as nossas novidades.

3 – Esteja presente nas mídias sociais
É raro encontrarmos nos dias de hoje uma pessoa que não esteja presente em pelo menos uma mídia social e a sua clínica pode tirar proveito disso e ter páginas no Facebook, Instagram, entre outras redes. Além disso, também pode utilizar mensageiros como o WhatsApp para estreitar as relações com os pacientes, usando a ferramenta para otimizar a marcação de consultas, por exemplo.

No entanto, ao utilizar as mídias sociais é necessário cautela. Isso porque o Conselho de Medicina estabelece algumas regras e parâmetros éticos e os médicos que optam por fazer campanhas nessas mídias devem estar sempre atentos a elas.

4 – Tenha um site responsivo
Sites responsivos são aqueles que se adaptam naturalmente ao tamanho de qualquer tela em que é acessado. Dessa forma, uma pessoa que acessar o seu site por meio de um celular de tela pequena, terá uma experiência tão agradável quanto a que terá uma pessoa que acessá-lo por meio de um computador.

Além disso, os sites responsivos também são mais bem posicionados por buscadores como o Google. Isso quer dizer que quando uma pessoa realizar uma busca sobre algo que esteja no seu site, ele irá aparecer com mais prioridade do que um concorrente que não possui uma plataforma responsiva como base de seu portal.

5 – Invista em tráfego pago ou campanhas patrocinadas

Se você deseja, no entanto, um modo de atrair clientes de forma mais rápida, o uso de campanhas patrocinadas pode ser uma ótima saída.

O Google Adwords é bastante utilizado nesse caso. Com essa ferramenta, é possível criar um anúncio com palavras-chave que irá aparecer para a sua persona.

Seguindo no exemplo da dermatologia. Com o Google Ads utilizando o tráfego pago de modo estratégico, é possível criar uma publicidade que, quando alguém digitar no Google “clínica dermatológica Curitiba”, o seu site irá aparecer na primeira página do buscador com a tag anúncio.

Porém, para esse anúncio rodar, é necessário que você pague por ele, fornecendo uma quantidade x de dinheiro por mês para deixá-lo ativo.

Dessa forma, os resultados que o tráfego pago são realmente bons, visto que o primeiro nome que o seu cliente verá, será o seu.

É importante ressaltar, contudo, que esse resultado também é possível com o tráfego orgânico do Inbound Marketing, mas o tempo para conseguir esse ranqueamento tende a ser bem maior dependendo da estratégia e de sua área de atuação.

Caso precise de ajuda com as estratégias de Marketing Digital para sua Clínica ou Hospital, entre em contato agora mesmo com a Webcerrado e solicite seu orçamento.

Escrito por Thiago Rocha
Especialista em Tráfego e SEO, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.