O instagram vem sendo, desde sua criação, uma rede social de compartilhar fotos e, mais atualmente, vem incluindo vídeos também. A plataforma possui mais de um bilhão de usuários ativos, que gastam cerca de 8 minutos diariamente no aplicativo e entre eles, 500 milhões usam stories todos os dias e por isso se tornou uma ferramenta indispensável para o marketing digital de seu negócio.
Algo que cresceu muito no Instagram e hoje é uma parte essencial dele são os Influencers. Essas pessoas possuem um alto número de seguidores fiéis que acompanham suas publicações. Sabendo postar um certo tipo de conteúdo, da forma correta, sua marca também pode ter uma influência na plataforma. Basta seguir as dicas que hoje a Webcerrado traz para você fazer marketing no Instagram. Continue a leitura e saiba de que forma comercializar no Instagram.
Tenha um perfil comercial
O primeiro passo é garantir que sua conta seja uma conta comercial. Para fazer essa alteração, se a sua conta for pessoal, é fácil. Basta ir nas configurações e clicar em “mudar para perfil comercial”.
Existem ferramentas benéficas para comerciantes nessa configuração do Instagram. Você pode, por exemplo, deixar um botão de “contato” na sua conta, assim como você teria em seu site. Você pode também publicar anúncios sem precisar usar ferramentas do Facebook.
Outra vantagem são as ferramentas de análises do Instagram, encontradas na aba de Insights, que fornecem relatórios do desempenho da sua conta na plataforma. Você pode usar esses dados para entender melhor seu público.
Use ferramentas gratuitas de marketing do Instagram
Como citado acima, o Insights é uma ferramenta do Instagram de uso gratuito. Vale ressaltar que as contas comerciais do Instagram não são muito diferentes das do Facebook, então o uso de ambas é parecido.
Por meio do Insights você pode ter dados muito detalhados dos seus seguidores, como informações a respeito de sua idade, sexo, localização e até os horarios em que estão mais ativos na rede. Você também consegue ir fundo nas postagens da semana, sabendo quantas impressões você teve, se estão caindo ou aumentando, e quais são os principais posts.
Essas ferramentas são ótimas para entender como está a relação do seu público com os seus conteúdos, que tipo de postagem eles gostam mais e como você pode melhorar para se adaptar ao seu público.
Post comerciais que incentivam a compra de forma sutil
O Instagram é um ótimo lugar para anunciar seus produtos se você souber fazer isso sutilmente, para não assustar ou afastar seu público. A maneira mais certa é trazer fotos e vídeos mostrando como se usa seu produto, quais são suas vantagens, tudo de forma sem parecer muito comercial, e sim uma postagem a mais no feed do seu seguidor.
Um exemplo são os posts da empresa internacional Starbucks, que publica fotos simples de café, que ao aparecerem no feed, podem ser de interesse de quem gosta da bebida. Elas chamam atenção sem precisar forçar o produto para cima do consumidor.
Esses anúncios têm resultados porque não são agressivos, mas sim apresentam o produto e chamam atenção na legenda, onde oferecem a opção da pessoa poder pedir o café para casa. Isso incentiva o cliente a pedir algo pelo aplicativo, sabendo que chegará como está na imagem publicada.
Crie anúncios patrocinados
Os anúncios são uma ótima ferramenta da plataforma. Isso porque você tem a vantagem de definir o quanto irá investir fazendo seu próprio orçamento, para posts simples ou até um carrossel.
O bom dos anúncios é que eles permitem que suas postagens cheguem em outras pessoas, definidas graças a segmentação que você escolhe, apenas com aquelas pessoas que podem ficar interessadas no seu produto. Antes, apenas seus seguidores conseguiam ver seu post no feed, mas esse instrumento permite com que outras pessoas também possam.
Se certifique de criar conteúdos envolventes, para que atraiam esse público alvo. Uma outra vantagem é poder anunciar postagens que já foram feitas. Ou seja, depois de ver no Insights que uma publicação sua teve um alto resultado, você pode aumentar esse desempenho patrocinando ela.
Existem diversas formas de poder aparecer no feed de seu público. Você pode usar fotos simples, vídeos, carrossel ou o famoso stories. Esse último é uma ótima forma de aparecer sutilmente no dia a dia de seu público e conquistar clientes, por ser mais rápida e intimista.
Use com frequência os stories
Para gerar leads, a melhor forma é através dos stories. Eles funcionam como uma espécie de apresentação que duram 24 horas mas podem ser reutilizados mais tarde. Tal ferramenta é muito parecida com a outra rede social, o Snapchat.
Os benefícios dessa ferramenta são vários! Primeiro que são muito mais fáceis de chegar em seus clientes, uma vez que os stories são exibidos logo na página de entrada do instagram, na parte superior, onde o público costuma navegar diariamente.
Eles também podem ser usados para anúncios, caixas de perguntas, ou até para divulgar uma postagem já feita no seu feed. Ele te possibilita experimentar diferentes formatos, como fotos, vídeos e boomerangs, além de poder melhorar o visual da postagem com GIFS animados, ou marcar uma marca parceira, ou um influencer que trabalhe com a empresa.
Trabalhe com influencers
Para alcançar mais clientes, uma forma boa é usar de pessoas que já tenham o alcance que você deseja atingir: os influencers. Cada vez mais as pessoas usam produtos que veem as pessoas que elas seguem usando, pois confiam nesses influencers. Ao realizar uma parceria com alguém da sua área, você estará divulgando seus produtos para os seguidores daquela pessoa.
Para começar, você deve procurar pessoas influentes que tenham um público de interesse no seu produto ou serviço. Um grande exemplo é quando a Coca Cola chamou a grande cantora e atriz Selena Gomez para trabalhar com a marca, e a postagem ganhou muitos comentários e curtidas.
Sabendo bem com quem trabalhar, uma parceria com um influencer poderá trazer muitas vantagens para a sua marca. Lembre-se que hoje também se usam muito de pequenos influencers, que têm menos seguidores mas às vezes, mais influência nas pessoas que os seguem. Não é necessário trabalhar com alguém fora de seu alcance.
Uma hashtag para chamar de sua
As hashtags são uma forma interativa que funciona muito no Instagram. Um case de sucesso é o da Red Bull, que acumula quase 500 milhões de posts na sua hashtag #givesyouwings.
Seus clientes poderão usar sua hashtag para compartilhar o uso de seu produto, deixar feedbacks com fotos e vídeos. Isso facilita também que você pesquise imagens e textos que poderão ser úteis para a sua empresa, na hora de criar um case de sucesso, por exemplo.
Saiba quando postar
Saber quando postar no Instagram é importante. O recomendável é que as publicações ocorram durante o dia, nos momentos em que seus seguidores estejam mais ativos, como você pode ver no Instagram Insights.
Além disso, é preciso saber ser consistente sem postar demais e superlotar o feed de seus seguidores, o que pode levar eles a te darem unfollow. Para que essas publicações saiam no horário e dia certo, você pode usar ferramentas para programar postagens, como o Studio Creator.
Acompanhe os resultados
Você não consegue melhorar seu desempenho a não ser que saiba qual é o seu desempenho. É importante acompanhar os números de seguidores, likes e outros valores da sua conta, para saber onde melhorar.
Acompanhe também os comentários e feedbacks que são deixados em sua DM (mensagens diretas). Tudo isso te ajudará a encontrar a melhor forma de usar a rede social e conseguir vender dentro dela.
Não desista
O instagram é uma grande rede que vem crescendo cada vez mais e dominou o mundo. Saber que usá-la ao seu favor pode mudar completamente o posicionamento da sua empresa dentro da internet e os benefícios são gigantes.
Então, mantenha a constância e persista. Não se pode desistir de algo que poderá trazer tantos resultados positivos e transformar o marketing da empresa para sempre.
A Webcerrado
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