A algum tempo atrás, estar presente nas redes sociais já foi visto como um diferencial para as empresas. No entanto, com o uso cada vez maior das redes sociais enquanto ferramenta de marketing, o que antes era um diferencial passou a ser trivial. Dessa forma, fica claro que é importante fazer a diferença. Nesse contexto, o gerenciamento de redes sociais surge como uma poderosa ferramenta capaz de influenciar positivamente a reputação da sua empresa.
Na conversa de hoje explicaremos detalhadamente o que é o gerenciamento de redes sociais, qual a importância de uma boa gestão de redes sociais, em quais redes você deve estar presente e como uma boa agência de marketing digital pode lhe ajudar a criar as melhores estratégias de marketing através do gerenciamento de redes sociais. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
O que é o gerenciamento de redes sociais?
De forma direta, é importante começarmos explicando que o gerenciamento de redes sociais não se resume a fazer publicações nas redes sociais, do contrário, qualquer um poderia fazê-lo, não é mesmo?
A gestão de redes sociais é um processo complexo que possui várias etapas e exige diversos conhecimentos diferentes. Uma estratégia completa de gerenciamento de redes sociais precisa de planejamento, análise de dados, expertise em produção de conteúdo direcionado, conhecimento de mídia paga e muito mais.
Com a grande quantidade de conhecimentos e habilidades necessárias para uma boa gestão de mídias sociais, fica fácil ver que para que tudo seja bem feito, é necessário contar com uma pessoa ou time responsável exclusivamente pelos canais sociais da sua empresa, valorizando esse processo e tirando o máximo proveito das redes sociais enquanto ferramenta de marketing e comunicação com o cliente.
Em outras palavras, é preciso desenvolver estratégias de marketing para conseguir atrair o público certo no momento exato e, assim, atingir o objetivo da marca.
Qual a importância do gerenciamento de redes sociais?
Como mencionamos no começo dessa conversa, ter presença nas redes sociais deixou de ser um diferencial e se tornou algo comum. Ou seja, há muita concorrência. Frente a esse desafio, é necessário que as redes sociais da sua empresa obtenham destaque dentro de seu segmento de atuação.
De certa forma, podemos dizer que a única forma de se destacar é fazendo uma boa gestão das redes sociais, com o objetivo de conquistar os usuários e se diferenciar da concorrência.
Em meio a uma infinidade de conteúdos criativos, dinâmicos e atraentes, conseguir despertar a atenção do seu público-alvo não é fácil. É preciso estar atualizado e entender o comportamento dos usuários, bem como seus gostos e preferências.
Aqui se encaixa o planejamento na gestão de redes, visto que para planejar, você precisa entender onde, quando e como deve fazer as publicações.
Sem um bom gerenciamento de redes sociais, a sua empresa deixa de aproveitar corretamente todas as vantagens que uma presença forte nas mídias sociais pode proporcionar, além de desperdiçar dinheiro com impulsionamentos e campanhas pouco efetivas.
Quais são as redes sociais mais relevantes?
Não é nenhuma novidade que algumas mídias sociais são mais movimentadas que outras, enquanto algumas possuem públicos mais específicos que podem ser mais interessantes para empresas de certos segmentos. A seguir, mencionaremos algumas das mais importantes:
Facebook: Trata-se da maior rede social do mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários ativos. O Facebook possui um algoritmo que aumenta o alcance de acordo com as interações dos usuários.
Nessa rede social o truque é focar em posts capazes de gerar grande engajamento, que sejam adequados à persona e aos objetivos do negócio.
Instagram: Essa rede social é focada em conteúdo visual. No Instagram são postadas mais de 60 milhões de fotos por dia. Também é muito popular, possuindo mais de 1 bilhão de usuários ativos.
Suas funcionalidades viabilizam uma grande interação com os usuários, através de fotos trabalhadas, Stories e, mais recentemente, os álbuns, um prato cheio para a divulgação de produtos.
LinkedIn: Criada com foco em relações profissionais, essa rede social é uma incrível aliada para os negócios.
O conteúdo publicado no LinkedIn é, em grande parte, voltado ao business, isto é, com o objetivo de criar conexões que possam gerar parcerias benéficas para ambos os lados, seja em empresas B2B, B2C ou contratação de funcionários.
Atualmente, a rede social possui mais 43 milhões de usuários no Brasil, número superado apenas pela quantidade de usuários dos Estados Unidos, da China e da Índia.
Qual o papel de uma Agência de Marketing Digital no gerenciamento de redes sociais?
Agora que você já entende a importância do gerenciamento de redes sociais, é essencial lembrar que essa função deve ser realizada por um profissional ou uma equipe especializada no tema.
Toda agência de marketing digital conta com um profissional ou uma equipe especializada em social media, isto é, no gerenciamento de redes sociais. Ao deixar essa função com uma agência de marketing, você garante que todas as suas campanhas, ainda que sigam estratégias específicas para cada rede social, estejam alinhadas. Ou seja, todo o Marketing da sua empresa seguirá uma linha que esteja de acordo com o branding e com os valores e objetivos da sua instituição.
Aqui na Webcerrado, realizamos uma análise completa do seu negócio a fim de identificar quais redes sociais são mais interessantes para a sua empresa. Além disso, elaboramos estratégias e conteúdos capazes de engajar o seu público-alvo em cada rede social relevante à sua empresa, construindo uma poderosa reputação para sua organização junto ao público.
Nosso objetivo é criar estratégias capazes de maximizar a eficácia das suas ações de marketing, garantindo que você alcance os melhores resultados com as suas redes sociais e veja seu negócio crescer!
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