Utilize técnicas de SEO para ter um bom ranqueamento do seu site no Google e, consequentemente, faça seu e-commerce vender mais pela internet.
O e-commerce no Brasil faturou, em 2021, mais de R$ 161 bilhões, representando um aumento de 26,9% em comparação ao ano anterior. Isso totaliza cerca de 353 milhões de entregas, de acordo com dados da Neotrust. Esse levantamento deixa ainda mais claro a importância de investir em vendas pela internet.
O varejo online está em constante crescimento, portanto os gerentes e gestores de marketing precisam ficar atentos ao potencial que seu e-commerce pode alcançar em vendas, por isso separamos algumas dicas que utilizamos aqui na Webcerrado Marketing Digital diariamente.
Confira neste artigo:
- como aumentar as vendas pela internet com a ajuda de SEO?;
- dicas de SEO para e-commerce para gerar mais vendas pela internet
Como aumentar as vendas pela internet com a ajuda de SEO?
Nesse cenário favorável às vendas pela internet, é imprescindível que o site do seu e-commerce proporcione a melhor experiência para o usuário. Independentemente de qual seja o porte da sua empresa, otimizar o SEO das páginas vai trazer mais resultados para seu negócio.
Afinal, isso vai ajudar o seu e-commerce a conquistar maior visibilidade no meio de tantos outros sites concorrentes.
Com as estratégias de SEO, a sua loja online poderá alcançar um posicionamento melhor nos buscadores, ficando entre os primeiros resultados do Google, por exemplo. Quanto mais páginas com bom ranqueamento seu negócio tiver, maiores serão as visitas do público e, consequentemente, as taxas de conversão.
Dicas de SEO para e-commerce para gerar mais vendas pela internet
É notável a importância do SEO para aumentar as vendas pela internet. Mas quais ações colocar em prática para atingir a persona e realmente mostrar que o seu produto ou serviço é a solução que ela precisa?
Veja a seguir algumas dicas que podem auxiliar o seu negócio a ter um site otimizado, que apareça nas buscas do Google e conquiste mais clientes.
1. Auditoria SEO
Um dos primeiros e principais passos que os gestores devem implantar é a realização da auditoria SEO para fazer um diagnóstico completo do site. Dessa forma, será possível identificar todos os pontos de melhoria e o que deve ser otimizado com prioridade.
Esse processo vai ajudar a ter uma análise de diversos fatores, por exemplo:
- como está a velocidade do seu site;
- se ele é responsivo no mobile assim como no desktop;
- se há páginas com conteúdos duplicados;
- autoridade e popularidade do site;
- quais palavras-chave ele está ranqueando;
- questões técnicas de códigos;
- sitemaps;
- entre outros.
Esses e outros elementos da estrutura do site são fundamentais para garantir que seu negócio ofereça ao usuário a melhor experiência de navegação e que esteja de acordo com os requisitos do Google.
2. Produção de conteúdo
Trabalhando em conjunto com a análise da auditoria de SEO e implementação de melhorias, também é necessário montar uma estratégia de produção de conteúdo para alimentar o site do seu e-commerce.
Seja para as páginas de descrição de produtos ou artigos de blog, é muito importante desenvolver textos otimizados para SEO, facilitando o bom ranqueamento e, consequentemente, as vendas pela internet.
Quando falamos em conteúdo para blogs — e até materiais ricos —, é fundamental atentar-se para o funil de vendas. Cada etapa dele é importante e exige uma forma diferente de comunicação. Ou seja:
- no topo do funil, a persona ainda precisa reconhecer que tem um problema e descobrir que o seu produto pode ser a solução;
- no meio de funil, o consumidor está em fase de comparar as opções do mercado e pode aprender mais sobre o seu produto;
- no fundo do funil, já está pronto para efetuar a conversão.
Por isso, é importante saber para qual etapa do funil o conteúdo atende e qual é o seu objetivo. Por exemplo: se a intenção é obter mais tráfego orgânico, artigos de topo podem atrair mais acessos. No entanto, se o foco é levar a pessoa ao final da jornada de compra — e gerar mais vendas pela internet — conteúdos de fundo são mais indicados.
A estratégia é criar artigos para todas as fases, assim garantindo um efeito mais eficiente .
Dicas extras para a produção do conteúdo:
- mantenha as páginas de produtos com boas descrições;
- utilize palavras-chave estratégicas;
- liste as vantagens da sua solução;
- explique como usar/passo a passo;
- apresente imagens de qualidade sobre o item;
- mostre avaliações de clientes;
- dê informações técnicas.
3. Abandono de pesquisa
Ainda na questão de página de produtos ou categorias do site, existe um ponto que alguns e-commerces deixam passar e isso pode gerar uma grande perda de faturamento para o negócio. Estamos falando do “abandono de pesquisa”.
Mas o que é isso? Basicamente, é quando o usuário desiste de procurar mais produtos em um site.
Um estudo desenvolvido pela The Harris Poll e pelo Google Cloud, mostrou que 94% dos consumidores nos EUA abandonaram a sessão de compras porque os resultados que apareceram na pesquisa eram irrelevantes. Ou seja, como não encontraram o que estavam procurando, saíram da página.
As pessoas esperam que os sites sejam inteligentes e compreendam a intenção de busca, mesmo quando pesquisam palavras que não são exatamente o nome do produto. Por isso, otimizar a categorização dos seus produtos e mostrar itens similares é algo que também deve ser uma prioridade para sua loja online.
É fundamental manter-se atualizado sobre as tendências de SEO para ter um site cada vez mais otimizado e pronto para gerar mais vendas pela internet.
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