Criação de Logo e Identidade Visual: Veja agora porque você deve reforçar os valores da sua marca por meio de uma estratégia visual.
Identidade Visual: o que é e por que é importante para sua marca
A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que servem para representar e diferenciar uma marca. Mais especificamente, refere-se a quaisquer componentes visíveis, como um logotipo ou cores de marca, que ajudam os clientes a identificar uma marca.
A identidade visual reforça seus valores centrais e a promessa da marca por meio de meios visíveis. Usando visuais consistentes e estratégicos para ajudar na comunicação, uma identidade visual forte também ajuda a contar a história da sua marca.
Com o tempo, a exposição contínua dos clientes à sua marca promoverá associações e criará respostas emocionais, muitas vezes desencadeadas por sugestões visuais.
O que tem na identidade visual?
A identidade visual deve ter alguns elementos básicos para sua composição:
- Adequada: Seus elementos visuais são adequados ao seu público-alvo? Seu design evoca a emoção certa? Certifique-se de que cada design visual associado à sua marca seja apropriado para uma determinada pessoa, propósito ou situação.
- Distinta: Garanta que sua identidade visual se diferencie dos concorrentes, além de se destacar na mente dos consumidores. É reconhecível? Os consumidores vão se lembrar disso?
- Simples: Bons designs são descomplicados e fáceis de entender. Tanto para o bem de seus designers internos quanto para seus consumidores – manter a simplicidade promove clareza.
- Atemporal: embora as identidades visuais devam ser um pouco flexíveis e adaptáveis, elas precisam evoluir com uma marca. Crie uma identidade visual que perdure e permaneça relevante ao longo do tempo.
- Funcional: Pode ser facilmente reproduzido para todos os meios? Lembre-se de que seus ativos visuais serão usados em espaços digitais, impressos e interiores. Sua identidade visual deve permitir isso.
Elementos de uma boa identidade visual
Cada elemento de marca trabalha em conjunto para criar uma identidade unificada que comunica a linguagem visual da sua marca. Aqui estão alguns dos componentes que contribuem para a sua identidade visual:
Logotipo
Em poucas palavras, seu logotipo é um símbolo que identifica instantaneamente sua marca. Usando cores, formas, tipografia e, às vezes, um slogan, um bom logotipo é aquele que incorpora uma marca de forma holística e evoca um sentimento positivo. Independentemente do tipo de logotipo que sua marca usa, ele deve ajudar a transmitir a identidade da sua marca.
Por exemplo, um logotipo de marca de palavra que consiste em um nome de empresa é uma escolha forte para marcas que desejam que seu nome se destaque. Se o nome da sua marca for longo, talvez uma marca de letra ou um logotipo de monograma seja mais adequado. Independentemente disso, sua identidade visual deve incluir um bloqueio de logotipo, que inclui todos os elementos de seu logotipo em uma posição finalizada e pode se adaptar de
Cores da marca
As cores da marca que você escolher moldarão sua identidade visual em cada ponto de contato. Lembre-se de que essa paleta de cores desempenha um papel importante na percepção e em como os clientes em potencial podem se sentir em relação à sua marca. Compreender a importância da psicologia das cores e os sentimentos associados a tons específicos informará seu processo criativo.
Certifique-se de escolher cores que sejam funcionais e apropriadas. Como as cores da sua marca serão usadas em diversos contextos, a paleta também deve ser versátil. Por exemplo, a cópia do seu site, postagens de mídia social e materiais impressos devem ser levados em consideração ao imaginar como as cores aparecerão em diferentes ativos de marca.
Tipografia
Quando se trata de selecionar a tipografia da sua marca, não existe uma abordagem única. Em vez disso, considere o impacto que a tipografia tem na mensagem que está sendo entregue. De acordo com Robert Bringhurst, poeta, tipógrafo e autor de The Elements of Typographic Style , “A tipografia é o ofício de dotar a linguagem humana de uma forma visual durável”.
Do tipo de letra a tipografia desempenha um papel importante na evocação do humor, definindo o tom e cultivando o reconhecimento da marca.
Uma boa tipografia de marca deve ser:
- Legível
- Duradouro
- Versátil
- Funcional
- Comunicativo
Fotografia
Você já ouviu o velho ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” e quando se trata da fotografia da sua marca, é uma oportunidade de comunicar a história da sua marca por meio de imagens e vídeos, fortalecendo sua identidade visual
Ao escolher imagens para ativos como seu site ou postagens de mídia social, preste atenção ao estilo, composição e os assuntos apresentados nas fotos ou vídeos, garantindo que seu conteúdo seja visualmente consistente. Esta é a chave para criar uma aparência de marca e coesa.
Como a fotografia pode ser tão expressiva, é uma maneira fácil de os clientes sentirem uma marca. Se você estiver usando imagens de pessoas, inclua uma variedade de modelos diversos, para que qualquer pessoa possa se ver refletida em sua marca.
Ao criar fotografia de marca, algumas imagens a serem incluídas são:
- Tiros na cabeça internos
- Imagens de estilo de vida/portfólio
- Fotos/vídeos do produto
- Fotos de postagens nas redes sociais
- Banco de fotos/vídeos
Gráficos, ilustrações e ícones
Esses elementos visuais servem como extensões estilísticas da sua marca. De linhas e formas simples a ícones específicos, essas formas podem ter funções muito específicas. Por exemplo, ícones e botões em seu site afetarão a experiência do usuário do seu cliente e a interação com sua marca. Além disso, a maneira como você denota visualmente o conteúdo em materiais de marketing, documentos de treinamento interno, apresentações ou postagens sociais pode ser influenciado por seus gráficos.
Ilustrações desenhadas à mão também podem trazer uma sensação de personalidade e individualidade, adicionando um toque mais humano e relacionável quando usadas no contexto certo. Independentemente de como você integra gráficos e ilustrações, esses detalhes contribuem para a identidade visual geral da sua marca e dão suporte à continuidade em todas as plataformas.
Para que serve a Identidade visual e por que ela é importante?
A identidade visual da sua marca é o que influencia a percepção e deixa uma impressão duradoura. É benéfico por vários motivos:
Diferenciação
Criar uma identidade visual única e reconhecível é o que diferencia as marcas e promove a diferenciação. A garantia de marca coesa que representa efetivamente sua empresa não apenas se destacará no mercado, mas também na mente de seus consumidores.
Dê uma olhada na Coca Cola, por exemplo. Uma indústria de refrigerantes que se remete a sonhos, estar junto com amigos e família. Por sua vez, seu produto é muito diferente dos concorrentes, com uma estética visual que os torna únicos logicamente com seu conteúdo. Além do mais, o produto não só tem uma ótima aparência, mas também reforça os ideais e valores da marca.
Relacionabilidade
Se o seu público-alvo achar sua marca atraente e fácil de entender, será muito mais fácil para eles se relacionarem com ela. Por exemplo o Burguer King que é uma grande marca que está sempre buscando se relacionar com seus clientes através do marketing de atração.
Você pode imaginar que sua identidade visual serve para representar sua marca e evocar uma experiência mais personalizada. Por exemplo, seu logotipo geralmente é a “cara” da sua marca. Com isso em mente, projetar uma identidade visual que enfatize a identidade da sua marca promoverá um senso de compreensão entre você e os consumidores.
Consistência
A consistência é fundamental em todos os aspectos da marca, mas quando se trata de sua identidade visual, isso é particularmente importante. Manter uma identidade visual consistente apoiará uma experiência confiável do cliente, promovendo a fidelidade à marca. Quanto mais os consumidores reconhecerem o seu produto, mais fácil será para eles procurá-lo ou preferi-lo a outros.
Além disso, à medida que sua marca evolui ao longo do tempo, ter uma identidade visual familiar e profundamente enraizada apoiará o crescimento. Mesmo que sua identidade visual se adapte, ter uma base sólida oferecerá familiaridade e evitará confusão do cliente. Por exemplo, dê uma olhada sobre o Mercado Livre muda logo por causa de coronavírus, que utilizou a estratégia de mudança de identidade visual para se familiarizar com a situação vivida por todo o mundo, que no caso foi a pandemia.
Você pode manter sua marca sempre atualizada e em constante evolução utilizando também a técnica de rebranding.
Lealdade
Simplificando, os clientes são leais às marcas que conhecem e confiam. De acordo com essa pesquisa , 84% dos clientes estão mais inclinados a permanecer fiéis a uma marca cujos valores se alinham aos deles. Uma identidade visual forte e bem definida torna mais fácil para os clientes dependerem de uma marca. Quanto mais seus clientes reconhecem e se familiarizam com seu produto ou serviço (através de meios visuais e experienciais), mais fortes se tornam suas conexões com ele.
Como criar uma identidade visual forte
Vale lembrar que o marketing de atração é divido em 4 etapas:
01. Use a identidade da sua marca
Uma estratégia de marca bem definida ajudará você a criar uma identidade de marca que una seu propósito, valores e objetivos em um só lugar. Dentro dessa estrutura, você poderá antecipar sua identidade visual e manter tudo alinhado.
Dê uma olhada na marca de vestuário Tênis Esportivo Nike, que foi criada para “o estilo de vida que queremos viver, os produtos que queremos usar e as pessoas com quem queremos sair”, segundo os fundadores da empresa. Os próprios produtos são projetados para função e durabilidade com uma abordagem sem confusão, sem confusão. Essa perspectiva se reflete adequadamente na identidade visual da Nike, que destaca uma paleta de cores neutras e uma estética clean. Do site às postagens nas redes sociais, seus ativos visuais são facilmente reconhecíveis e incorporam a identidade da marca. Além de mostrar e enfatizar resistência e durabilidade.
02. Conheça seu público
Conhecer o seu público alvo é muito importe para desenhar bem a estratégia de identidade visual. Imagine que você está se preparando para ir a uma festa e precisa decidir o que vestir. Primeiro, você pode considerar onde o sarau acontece e quem estará lá. É um churrasco casual ao ar livre com alguns amigos ou um grande evento black-tie? Depois de entender o contexto da festa, você pode escolher sua roupa de acordo.
O mesmo acontece na hora de projetar sua identidade visual. Com uma compreensão profunda do seu mercado-alvo, você pode criar uma linguagem visual apropriada que se comunique efetivamente com o público desejado.
Para entender melhor e ressoar com seu público-alvo, você precisa primeiro desenvolver suas personas de comprador. Reduzindo sua idade, gênero, renda, educação, valores, crenças e motivações, você criará diretrizes claras para quem sua marca está falando. Por sua vez, isso informará suas escolhas de identidade visual.
03. Entenda o propósito da sua marca
Conhecer o propósito por trás do seu negócio orientará suas decisões de marca em todos os aspectos. As vezes seu estilo de design é humanista e acolhedor outras vezes é objetivo e tecnológico, isso varia com o objetivo da marca, assim como seu produto e propósito.
04. Adapte seus ativos
Para otimizar sua identidade visual, entender as nuances de cada mídia não apenas ajudará você a projetar melhor, mas também a se comunicar melhor. Embora sua marca possa ter um manual muito claro, entender como usá-lo é tão importante quanto.
Como designers diferentes trabalharão em ativos diferentes, eles precisam entender a identidade visual principal para adaptar cada ativo de acordo. Isso pode ser tão simples quanto dimensionar ou resolver o design do seu logotipo em diferentes mídias ou garantir a paleta de cores certa para materiais online em comparação com os impressos. Você pode explorar alguns exemplos fortes de manual de identidade visual para se inspirar.
Prestar atenção aos comportamentos, hábitos e propósitos dos consumidores por trás de cada ativo de marca resultará em uma identidade visual mais forte que ressoa com seu público.
05. Mantenha-se consistente
A consistência em relação à sua identidade visual é dupla. Primeiro, como mencionado acima, ele reflete para dentro da sua equipe de branding como um roteiro para decisões de design. Guiando o processo criativo com propósito, a consistência garante que todas as garantias da marca sejam homogêneas.
Em segundo lugar, ressoa externamente com consumidores, partes interessadas e concorrentes. Uma marca consistente é precisamente o que mantém os clientes fiéis voltando uma e outra vez. Também vale a pena notar que consistência não significa rigidez: as marcas podem e devem evoluir à medida que ganham força e crescem. A consistência da marca simplesmente estabelece uma base sólida sobre a qual uma marca pode se basear.
Onde Fazer a minha Identidade Visual?
Você pode escolher uma Agência de Criação de Logo ou uma agência de marketing digital como a Webcerrado. Contamos com os melhores designer para ajudar na criação de sua logo e identidade visual, contamos com escritórios em Goiânia, Brasília e Cuiabá.