Como criar sua estratégia de verificação de engajamento em mídias sociais

O engajamento nas mídias sociais pode ajudar você a manter seus seguidores interessados ​​em sua marca. Veja como configurar uma lista de verificação de engajamento eficaz.

O Marketing Digital nas redes sociais está mudando. Houve uma mudança de paradigma na maneira como os consumidores querem ser alcançados e comunicados, e as marcas que fizeram essa mudança estão circulando em torno de seus concorrentes on-line.

À medida que o número de curtidas e seguidores se torna menos relevante, o engajamento está ganhando terreno. O nível de participação que você vê nas suas postagens pode aumentar o ROI do Social. Pode até afetar seus planos de marketing futuros e seu investimento em plataformas específicas.

No entanto, pode ser desafiador acompanhar as táticas de engajamento, principalmente se você não tiver um plano para elas.

A Webcerrado criou um guia detalhado sobre como criar sua lista de verificação de envolvimento para todas as plataformas sociais.

Veja como começar com sua lista de verificação de envolvimento.

Quatro etapas para criar uma lista de verificação de engajamento em mídias sociais

Se você está pronto para criar ou atualizar sua lista de verificação de engajamento em mídia social, aqui estão quatro etapas para você começar.

1) Configure suas diretrizes para comunicação em mídia social

Uma estratégia de engajamento começa com instruções de alto nível que informarão sua equipe sobre a melhor maneira de abordar as comunicações de mídia social.

A melhor maneira de começar é revisar como você está usando as mídias sociais e o que deseja obter com isso. Em seguida, pense em diferentes cenários para determinar as diretrizes de alto nível mais adequadas para sua marca.

Algumas dicas incluem:

 – Autenticidade;

– Monitoramento regular de seu público;

– Configurando a escuta nas mídias sociais;

– Ser genuinamente envolvente;

– Criando um tom de voz consistente.

As diretrizes devem contribuir para melhorar o envolvimento da sua marca. Quanto mais você trabalha com eles, mais fácil fica para todos da sua equipe entenderem seus objetivos.

2) Decida sobre a frequência do envolvimento

Com que frequência você deve se envolver com seu público nas redes sociais? Não há resposta certa para essa pergunta, mas você ainda precisa ter um plano para isso.

Para ajudar a responder a essa pergunta, dividimos o assunto em duas áreas principais:

  1. Engajamento de mídia social de entrada – é a comunicação que os usuários recebem das suas contas (menções, comentários, mensagens diretas).
  2. Engajamento de mídia social de saída – esse é um engajamento mais proativo e envolve encontrar e ingressar em conversas relevantes.

Dependendo dos seus recursos, o envolvimento das redes sociais de entrada e saída pode ter requisitos de frequência muito diferentes.

Por exemplo, o envolvimento de mídia social de entrada pode ser a chave para conquistar novos clientes ou criar relacionamentos de longo prazo. Se um seguidor de mídia social tiver uma pergunta, será necessário responder a ela o mais rápido possível. Idealmente, você deve adicionar o envolvimento de mídia social de entrada em suas tarefas diárias.

No entanto, o envolvimento da mídia social de saída é descobrir novas oportunidades. Você pode melhorar sua compreensão do público-alvo ou entrar em conversas interessantes, mas não precisa necessariamente adicioná-lo à sua programação diária. Para muitas marcas, reservar até 1-2 vezes por semana para este é um ótimo começo!

3) Desenvolva suas táticas de engajamento para cada plataforma de mídia social

Toda plataforma de mídia social precisa de táticas de engajamento diferentes, com base no seu público-alvo, mas também nas práticas recomendadas da plataforma.

É útil analisar seu envolvimento atual em todas as plataformas para explorar as áreas de melhoria.

Aqui estão alguns exemplos de como abordar todos os canais:

Facebook

O Facebook pode ser um dos principais canais de engajamento nas mídias sociais. Existem muitas maneiras de aproveitar ao máximo. Aqui estão algumas opções iniciais para sua lista de verificação:

Diariamente: monitore os comentários e as menções para manter uma taxa de resposta consistente enquanto mostra o lado humano da sua marca

Semanal: convide os usuários que gostam do seu conteúdo a seguir sua página

Semanal: use a pesquisa do Facebook para explorar postagens e eventos relevantes

Instagram

O Instagram é outro canal que pode ajudar sua marca a se tornar mais atraente. Exceto pelo conteúdo atraente, aqui estão algumas ideias sobre como aumentar seu envolvimento:

Diariamente: fique de olho nas mensagens diretas e tente responder o mais rápido possível

Diariamente: monitore suas menções, TAGS e comentários

Semanalmente: siga hashtags relevantes que podem ajudá-lo a descobrir conteúdo relevante e clientes em potencial

Semanal: envolva-se com influenciadores que possam estar interessados ​​em sua marca

Twitter

O Twitter pode ser ótimo para o atendimento ao cliente, mas você certamente precisa de um plano de engajamento para aproveitar ao máximo.

Aqui estão algumas ideias:

Diariamente: responda às suas mensagens diretas para manter um bom relacionamento com seus seguidores

Diariamente: monitore as menções e responda o máximo possível

Semanal: use as ferramentas de escuta para seguir hashtags e conversas relacionadas às quais sua marca pode participar

LinkedIn

O LinkedIn é um ótimo canal para marcas B2B direcionadas a profissionais. Além disso, o algoritmo do LinkedIn permite que as postagens atraentes permaneçam mais tempo em nossos feeds.

Pode não ser tão ativo quanto outros canais para muitas marcas, mas ainda pode ajudá-lo a aumentar seu envolvimento.

Aqui estão algumas dicas para melhorar sua estratégia de engajamento no LinkedIn:

Diariamente: responda a todas as suas mensagens recebidas para ajudar seus apoiadores o máximo possível

Diariamente: monitore os comentários públicos da sua empresa e responda a eles de acordo

Mensalmente: use o LinkedIn para prospectar com ferramentas como o LinkedIn Navigator. Comece com interações genuínas antes de fazer uma solicitação de vendas

4) Crie um conteúdo mais atraente

Uma estratégia de engajamento não é completa sem olhar para o seu conteúdo.

Comece examinando suas postagens mais interessantes por canal para descobrir tendências semelhantes que elas possam ter.

Em seguida, observe outras marcas e como elas estão criando postagens interessantes. Esteja disposto a experimentar novas ideias para descobrir o que ressoa com seu público.

Mais importante, defina KPIs para colocar todos na mesma página sobre como você define o sucesso.

Importante

O engajamento nas mídias sociais pode ser muito mais fácil de ser alcançado com uma estratégia simples de engajamento e uma lista de verificação.

Se a extração de um melhor ROI de seus esforços de mídia social é uma prioridade para a sua marca neste momento, comprometer-se com um envolvimento consistente pode ser o elo que falta para ajudar a alcançar seus objetivos!

Para saber mais sobre como melhorar o engajamento das redes sociais de sua empresa, fale agora mesmo com nossos especialistas.

Thiago Rocha
Written by Thiago Rocha
Graduado em Redes de Computadores e Pós Graduado em Segurança da Informação, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.