As principais aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Conheça usos da Inteligência Artificial no Marketing Digital, além do papel do Machine Learning nessa relação

Quando ouve falar em Inteligência Artificial (IA), a primeira coisa que lhe vem à cabeça é a subjugação da humanidade a poderosas máquinas, até a inevitável extinção da nossa espécie quando elas perceberem que não somos mais úteis?

Não? Então deixe essa ideia para lá, pois a IA já está por todos os lados e resolvendo alguns problemas para nós, seres humanos. Ou seja, ela é nossa amiga, ao menos por enquanto.

Neste post, vamos falar sobre como a Inteligência Artificial pode atuar no Marketing Digital. Algumas coisas já são realidade, enquanto outras ainda têm muito a se desenvolver. O importante é estarmos preparados para quando a revolução vier.

O que é Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. É diferente do marketing “tradicional” por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Os canais mais usados – que apresentam historicamente melhores resultados – são os seguintes: Marketing de Conteúdo, Email Marketing, Redes Sociais, Otimização da Conversão (CRO) e Marketing de Busca (SEM).

Se você está lendo este post, é porque fomos bem sucedidos em te atrair usando algum dos canais acima. Pode ser, também, que já leia habitualmente nosso blog. De qualquer forma, em algum momento nosso trabalho de Marketing Digital te impactou, certo?

O que é Inteligência Artificial

Muitas pessoas — incluindo a mim, no começo deste post — fazem a ligação, meio brincando, meio levemente desesperadas, da Inteligência Artificial com um domínio das máquinas sobre os humanos. Ao menos por enquanto, é o contrário: elas nos ajudam a resolver problemas.

Inteligência Artificial é algo amplo demais para uma definição direta. O termo em si se refere a uma inteligência parecida com ou que simula a humana, porém através de um mecanismo ou de um software. Ela também é um campo de estudo científico.

Sua face mais visível, além da de Arnold Schwarzenegger (prometo que essa é a última piada com o tema), são os bots de atendimento. Você certamente já viu um — aqui no blog, por exemplo, tem um robozinho. Eles resumem bem uma das grandes vantagens da IA: fazer uma tarefa em escala maior, liberando humanos para resolver problemas mais complexos.

Mas resolver problemas mais complexos não seria, exatamente, a função da tecnologia? Sim e não. A criatividade e a capacidade de adaptação ainda são características que nos diferenciam das máquinas.

Antes que você se ache muito especial, porém, saiba que há campos de estudos tentando acabar com essa nova vantagem. Entre eles, está o Machine Learning, que é relevante para falar sobre as aplicações de Inteligência Artifical no Marketing Digital.

O que é Machine Learning

Machine Learning é mais fácil de conceituar: é a habilidade de uma máquina ou sistema aprender sem necessidade de programação. Quem deu essa definição foi Avinash Kaushik, um especialista no assunto que já deu uma entrevista bem legal para a RD Station.

Para esse aprendizado, os computadores identificam padrões em uma grande quantidade de dados. A partir dessas informações, fazem previsões com alta precisão, lançando mão de algoritmos e técnicas estatísticas.

Dessa forma, o Machine Learning pode auxiliar empresas de diversos setores. Quer um exemplo do seu dia a dia? As sugestões que sites de ecommerce lhe apresentam após uma compra. Elas são o resultado da análise de milhões de interações de consumidores.

Os dois lados dessa relação têm vantagens: você recebe promoções que fazem sentido para o seu perfil, enquanto a empresa pode fazer uma nova venda. A Inteligência Artificial ajuda a criar uma relação de fidelização natural.

Usos da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Os principais usos da Inteligência Artificial no Marketing Digital passam por Machine Learning. A seguir, listamos algumas ações que já combinam as duas coisas:

Qualificação de Leads

A mensuração das contribuições do time de Marketing para o aumento da receita da empresa é cada vez mais precisa e rápida. Saber o que gera mais Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQL) é um dos muitos benefícios que o Machine Learning traz.

Com ele, a Inteligência Artificial ajuda a qualificar de forma muito precisa as listas de clientes e os prospects, usando dados relevantes disponíveis online. Assim, eles podem construir um ideal customer profile (ICP).

A cada venda feita, os dados vão sendo atualizados, melhorando o prognóstico de novas possíveis vendas, ajudando os vendedores e pré-vendedores a economizarem tempo. Assim, podem priorizar os Leads mais qualificados e canalizar esforços de vendas para os locais e estratégias corretas.

Mídia paga

A Inteligência Artificial também pode ajudar a criar anúncios mais personalizados, chegando  a serem específicos para uma única pessoa. A partir das informações que você fornece para criar os anúncios, o Machine Learning interpreta qual combinação faz mais sentido para determinado perfil de cliente, usando as informações que os consumidores fornecem.

Isso inclui seus dados e também seu comportamento na internet, como sites que ele visita, onde ele clica etc. O Google anunciou que, em breve, todos os anúncios vão ser otimizados na sua plataforma por meio do Machine Learning.

Chatbots

Os simpáticos e prestativos chatbots já estão por todos os lados na internet. Pois eles também se utilizam do Machine Learning para auxiliar um visitante em determinado site.

Os bots de serviço ao cliente usam o processamento de linguagem natural e os dados de atendimento ao cliente. Assim, respondem perguntas comuns, melhorando a qualidade dessas respostas ao longo do tempo.

Sistemas de recomendação

Amazon, Netflix e Spotify estão sempre tentando acertar o seu gosto, não é? Nem sempre acertam, mas a verdade é que os mecanismos de recomendação online utilizados por essas plataformas são sim bons exemplos de como funciona o Machine Learning.

Esse tipo de Inteligência Artificial usa dados coletados de milhões de usuários e compradores. Dessa forma, pode prever itens que você gostará, de acordo com suas compras anteriores, hábitos de visualização e correlações mais comuns entre os usuários.

Marketing de Conteúdo

Antes de entrar neste item, vale lembrar: textos produzidos com criatividade e que buscam um diálogo verdadeiro com o leitor são essenciais para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Isso posto, é possível usar Machine Learning para analisar dados, criar novas ideias e construir uma estratégia de conteúdo personalizada.

Ou seja, profissionais de Marketing podem ter mais chances de criar conteúdos mais eficientes, personalizados e que gerem mais valor. Além disso, torna-os mais fáceis de serem encontrados pelos mecanismos de busca.

Evitar o churn

O churn também pode ser impactado positivamente. Ao invés de depender de abordagem caras e demoradas para minimizá-lo, o Machine Learning usa modelos de risco para ajudar a determinar como ações para evitar o churn geram, de fato, resultados.

Assim, profissionais de Customer Success, por exemplo, podem levar em consideração quando e como devem intervir para reduzir a probabilidade de churn, e também para calcular o lifetime value (CLV).

Criação de imagens

Recentemente a DALL E 2 foi liberada para todos de forma gratuita, ou seja qualquer pessoa pode usar essa poderosa Inteligência Artificial para criar imagens de forma simples, basta acessar o site através deste link, efetuar o login e descrever em poucas palavras e a mágica acontece, em poucos segundos são criadas algumas variações através da IA, fizemos vários testes, inclusive o nosso mascote o Lobo Guará utilizado neste post foi feito por lá, legal não é mesmo?

A Webcerrado Marketing Digital utiliza diversas ferramentas com tecnologia de IA e Machine Learning como o RD Station, Semrush, Reportei e muito mais. Entre em contato hoje mesmo e solicite seu orçamento! Contamos com unidades em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Cuiabá.

Escrito por Thiago Rocha
Especialista em Tráfego e SEO, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.