A importância do Marketing DIgital em Tempos de Crise

A importância do marketing digital em momentos de crise e recessão

Como a sua empresa pode sobreviver a esse momento de crise e recessão investindo no Marketing Digital

No artigo de hoje iremos falar de como o Marketing Digital é a sua melhor estratégia com a crise econômica causada pelo novo coronavírus. Qual seria sua primeira decisão a ser tomada em um período econômico tão difícil? Você reduziria os orçamentos de marketing ou será um dos poucos em seu meio a investir pelo menos o mesmo orçamento que era investido antes da crise?

O marketing digital é essencial para o sucesso do seu negócio, independente do setor em que está trabalhando e se está passando por momentos de recessão econômica ou prosperidade. Quer falemos de leads, conversões ou até de usuários para acessar seu site, tudo é feito pelo marketing. Sem ele, as pessoas não saberiam sobre sua marca ou sobre seus serviços e o mais importante, não saberiam por que seus produtos são superiores aos outros, em termos de relação qualidade-preço.

Além disso, o marketing pode ajudá-lo a distinguir sua marca das outras em um oceano de marcas, online e offline. Sem investimentos planejados em marketing, sua marca não teria o valor que tem agora, certo?

Atualmente, é quase impossível aumentar a conscientização, gerar leads, conquistar clientes e criar uma marca sem gastar algum dinheiro com o marketing digital, uma ferramenta de extrema importância para os seus negócios em tempos de prosperidade e também de crise.

Por que o Marketing Digital não pode ser ignorado em tempos recessão ou crise?

Essa é uma pergunta importante. Levando em consideração de que a decisão mais importante que os empresários tomam em tempos de recessão ou desaceleração econômica é cortar as despesas. O marketing parece uma despesa para alguns dos CEOs ou CFOs do mercado e é um dos primeiros orçamentos a serem cortados durante a crise. Grande erro. Enorme!

Se o marketing em sua empresa é uma despesa para você e não um investimento, livre-se de seu pessoal que é responsável pela área o quanto antes e contrate uma nova equipe ou empresa! Isso significa que é culpa deles que você tenha visto a situação dessa maneira; é culpa deles que você não teve lucro com a implementação de uma estratégia de marketing adequada.

Por outro lado, se o marketing digital é um investimento para você e você está ciente disso, como acha que deveria sobreviver sem ele durante uma crise econômica?

Em resumo, nossa conclusão é que os orçamentos de marketing devem permanecer pelo menos os mesmos em tempos de crise.

Uma boa estratégia de marketing é sempre a melhor resposta a uma situação de crise econômica!

Como ter uma estratégia de Marketing Digital eficaz durante uma crise econômica?

Uma estratégia eficaz de marketing digital em tempos de crise econômica levará em conta os seguintes critérios:

– Aumentar a visibilidade do seu negócio;

– Aumentar a credibilidade e a participação de mercado do seu negócio;

– O aumento do número de visitantes do seu site;

– Aumentar o número de clientes recorrentes;

– Aumento de vendas;

– Gerar crescimento de lucro.

Lembre-se de que seu orçamento de marketing é um investimento, não uma despesa!

Nosso conselho é continuar investindo em marketing, mesmo durante esses tempos financeiros difíceis.

5 razões para que a sua empresa continue investindo em Marketing Digital mesmo quando só se fala em coronavírus e crise econômica

Há pelo menos cinco razões pelas quais você não deve cortar seu orçamento de marketing durante a crise econômica.

1. Marketing Digital é o canal mais apropriado para o momento

Antes de tudo, o marketing digital é mais barato do que muitos outros canais de marketing tradicionais, como comerciais de rádio ou TV. Uma campanha de marketing on-line pode ser realizada de maneira mais rápida, eficiente e econômica do que uma campanha de mídia tradicional.

Como você sabe, um bom especialista em marketing on-line ajuda as empresas a adaptar suas estratégias de vendas durante uma recessão ou crise econômica e determina qual delas pode ser considerada a mais eficaz para uma crise econômica.

Com a assistência da equipe de pesquisa de marketing, você pode identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa antes de turbulências recessivas e permitir que a empresa consolide sua oferta.

Então, em vez de reduzir os orçamentos de marketing, por que você não aborda os canais de marketing que são mais econômicos e geram leads mais mensuráveis como Inbound Marketing utilizando o RD Station?

2. O Remarketing pode manter mais clientes mesmo em momentos de recessão

Em vez de reduzir ou cortar o orçamento de marketing, você precisa saber como seus clientes estão respondendo à crise econômica.

Sim, é verdade, um dos problemas comuns das empresas é como vender durante uma crise. Mas é muito importante saber que uma empresa pode sobreviver durante uma crise econômica desenvolvendo um plano de marketing de valor eficaz. Esse plano significa uma estratégia que fornece o máximo de valor possível para manter a lealdade do cliente.

Segundo estudos científicos, cerca de 70% das empresas relatam que é mais barato reter clientes do que encontrar novos clientes. Sim, ele é.

Portanto, aqui estão outras boas razões para você desenvolver e usar uma boa estratégia de marketing durante uma recessão: tenha em mente que é mais barato, mais fácil e mais eficaz reter clientes atuais do que conquistar novos.

3. O Marketing Digital pode ser medido

Atualmente, os clientes iniciam seu processo de compra interagindo com marketing digital e canais online. O marketing digital fornece uma maneira mais eficaz de medir com precisão o seu ROI (retorno do investimento) do que o marketing tradicional. Em outras palavras, uma estratégia de marketing on-line durante a recessão pode oferecer a capacidade de testar várias táticas, avaliar qual gera a melhor resposta e, em seguida, ajustar a estratégia de marketing de acordo.

Além disso, você pode estimar seu lucro por cada centavo investido em estratégias de marketing digital e antecipar melhor seus investimentos em marketing.

Por outro lado, muitos clientes em potencial não podem não comprar logo na primeira vez em que veem um anúncio ou uma promoção, você precisa conquista-lo e atraí-lo antes utilizando soluções como o Inbound Marketing por exemplo. Portanto, uma estratégia de marketing eficiente requer investimento e planejamento de longo prazo. Mas os resultados são garantidos!

Portanto, não corte o orçamento de marketing durante a crise econômica, mas gaste-o com mais eficiência! O marketing digital é aquele a que apelar quando a economia está caindo.

4. Ele mantêm a sua marca em evidência mesmo durante as crises econômicas mais difíceis

Ser visto e lembrado para o seu público é importante sempre, seja em tempos de prosperidade ou crise, ou resseção econômica. O marketing digital ajuda a manter os valores de seu negócio na mente de seus clientes.

É mais provável que seu púbico se lembre e consuma produtos ou serviços de marcas das quais se recordem prontamente.

Ao envolver-se de forma consistente com seu público-alvo, apresentando descontos, ofertas e conteúdo informativo, você garante que eles lembrem de você quando estiverem prontos para fazer uma compra.

As empresas que obtêm mais sucesso em uma crise econômica são aquelas capazes de implementar campanhas de fidelidade bem-sucedidas e boas campanhas de retenção de clientes. Ser capaz de oferecer a melhor experiência possível ao consumidor é uma técnica vencedora.

5. O Marketing Digital pode melhorar a percepção da força da marca durante as recessões

E pra finalizar, outro motivo para investir em estratégias de marketing durante uma crise econômica é a percepção de força que o marketing digital oferece ao investidor. A presença online durante a recessão será considerada pelos clientes como um sinal de estabilidade. Em outras palavras, sua empresa é forte o suficiente para sobreviver a esses tempos difíceis. Isso significa que seus clientes provavelmente comprarão mais de você do que de uma marca sem nome que apareceu da noite para o dia.

Reduzir seu orçamento de marketing é uma oportunidade para os concorrentes aproveitarem.

Independentemente da crise econômica, nunca deixe de comercializar seus negócios. Se os consumidores não conhecem sua empresa, eles não podem fazer negócios com você.

Uma agência de marketing oferece a você a oportunidade de se diferenciar de outras empresas, enfatizando seu produto superior ou as excelentes necessidades dos clientes.

Lembre-se disso! Em vez de fazer cortes reacionários profundos, observe de forma objetiva onde sua empresa está investindo seu dinheiro e que tipo de retorno você está recebendo com esse investimento.

A melhor hora é agora e o melhor investimento para seu patrimônio e negócio é o Marketing Digital!

3 DICAS PARA MANTER OS SEUS CLIENTES, MESMO DURANTE A RECESSÃO ECONÔMICA

Concentre sua atenção em seus melhores clientes. Lembre-se do princípio de Pareto: 80% de sua receita provém de 20% de seus clientes. Esses são os mais fiéis, os que vêm repetidamente comprar seus produtos, os que se tornaram embaixadores da sua marca.

Faça propostas comerciais mais relevantes. Você não quer ficar preso no seu passado, nem cometer os mesmos erros repetidamente. Você precisa ser mais relevante para seus clientes, especialmente durante uma crise. Portanto, melhore a maneira como você faz ofertas comerciais durante a crise econômica, para ajudar a obter mais clientes.

Comunique-se com seus clientes. Observe que não dizemos “envie e-mails para eles” ou “escreva-os de volta no Facebook ou LinkedIn”. Dizemos COMUNICAR. Isso significa manter um bom relacionamento pessoal com seus clientes. Faça deles seus amigos. Faça-os amarem sua marca. Sirva-os de uma maneira mais pessoal. Construa relacionamentos, não transações!

Se você leu este artigo até o fim, certamente estará à frente da imensa maioria de seus concorrentes. Você poderá continuar vendendo seus produtos e serviços mesmo com toda essa recessão e crise causada pelo novo coronavírus. Conte com a Webcerrado, uma agência de Marketing Digital que confia em seu negócio e acredita que juntos, com muito trabalho e dedicação sobreviveremos a essa crise.

Ficou interessado e gostaria de saber como podemos ajudar em seu negócio?

Thiago Rocha
Written by Thiago Rocha
Graduado em Redes de Computadores e Pós Graduado em Segurança da Informação, apaixonado por Marketing Digital, filmes, séries e novas tecnologias.