fbpx

A importância do Inbound Marketing para a sua empresa

A importância do Inbound Marketing para a sua empresa

O que é Inbound Marketing

Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, prepare-se, pois este ano essa será uma expressão recorrente nas discussões sobre marketing online aqui no Brasil, pois lá fora já está sendo falada e utilizada há algum tempo.

O Inbound Marketing é uma estratégia composta por uma série de ações online que têm como objetivo atrair tráfego para um site e trabalhar este tráfego de forma a se converter em Leads ou consumidores efetivos dos seus produtos ou serviços.

Saber o que é Inblound Marketing e como ele funciona é importante para qualquer empreendedor digital e profissional de marketing, porque ele vem se revelando uma das mais poderosas ferramentas de marketing online da atualidade, e promete ser uma das mais fortes tendências para os próximos anos.

Por que utilizar Inbound Marketing

Uma das vantagens do Inbound Marketing é a sua segmentação. Por ser composto por uma série de ações que buscam despertar o interesse do público para a marca, seus produtos ou serviços, o público resultante destas ações é extremamente segmentado.

Isso facilita em muito o trabalho de inserção deste público em um funil de vendas que possibilita às marcas, conseguir uma drástica redução no custo de aquisição de clientes ao mesmo tempo em que a posiciona como uma referência em seu mercado.

Outro grande argumento de defesa do Inbound Marketing é sua elevada taxa de conversão. As ações de Inbound Marketing tendem a apresentar um ROI muitíssimo superior ao obtido em campanhas online convencionais.

Isso por si só já seria argumento suficiente para você cair de cabeça no Novo Marketing, mas existe outro que é definitivo.

Em tempos de mídias pagas ficando cada vez mais caras, com os preços dos links patrocinados no Google Ads indo as nuvens e Facebook Ads também, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional.

Em tempos difíceis como os que estamos vivendo no Brasil, esse é o argumento final, e sabendo o que é Inbound Marketing você pode colocar isso em prática.

Como funciona o Inbound Marketing

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, vamos ver como ele funciona e quais são suas principais ferramentas de trabalho, porque eu sei que depois do que você leu até aqui, deve estar louco para saber como implementá-lo.

No Outbound Marketing, a estratégia é uma abordagem direta do cliente para oferecer produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente.

No Inbound Marketing a coisa funciona exatamente ao contrário, desenvolvemos conteúdo gratuito e fazemos com que o cliente é que venha ao encontro da marca.

O Inbound Marketing é uma consequência direta da evolução da própria Internet. No momento atual, seja através de ferramentas de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber e como vão receber.

O resultado é que a porta está sendo fechada para as ações de Outbound Marketing, na medida em que o processo de venda hoje em dia se dá mais sobre a criação de contados com potenciais cliente do que através de ações invasivas.

As ferramentas do Inbound Marketing

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é Inbound Marketing, vamos ver as ferramentas que colocam essa entre as principais estratégias de marketing digital (linkar o que é marketing de conteúdo) dos dias de hoje.

Uma estratégia de Inbound Marketing é baseada na produção de conteúdo relevante que é oferecido de forma gratuita através de canais como:

Blogs associados ao site da marca

Mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter

SEO – Search Engine Optimization

E-mail marketing

Landing Pages

Uma característica interessante do Inbound Marketing é que ele trabalha de forma extremamente integrada, buscando sempre a criação de uma sinergia no marketing digital que potencializa suas ações.

Talvez você esteja se perguntando onde encontrar profissionais capacitados para desenvolver todo este conteúdo. Bem, a resposta é simples: entre em contato com a gente que ajudamos você.

Gostou do Artigo? Quer saber mais como utilizar o Inbound Marketing ao favor de sua empresa?

Júlia Borges
Written by Júlia Borges
Graduada em Direito, aficionada em séries, filmes e novas tecnologias.