A popularização do acesso à internet transformou a oferta e o consumo de produtos e serviços em, basicamente, todos os setores da economia. A ampliação da presença online de consumidores e marcas, consequentemente, aumentou a concorrência. Por isso, é importante estar por dentro das novas plataformas e ferramentas que surgem com o intuito de dar suporte às empresas e aumentar a visibilidade delas. Uma dessas ferramentas é o Google Meu Negócio que, de forma gratuita, ajuda a destacar sua empresa no mecanismo de busca mais utilizado do mundo.
Como funciona o Google Meu Negócio
Certamente, o mecanismo gratuito oferecido pelo Google é uma ótima alternativa para a gestão online do seu negócio. A partir do cadastro da sua empresa, é possível disponibilizar de forma concentrada dados importantes para a identificação da sua marca, como:
- Endereço físico (com a localização no Google Maps);
- Endereço virtual (site) da empresa;
- Redes sociais;
- Dados de contato (como telefone e Whatsapp);
- Horários de funcionamento;
- Fotos dos produtos ou do estabelecimento;
- Avaliações dos clientes.
Assim, a disponibilidade dessas informações na plataforma proporciona o aumento da visibilidade da sua empresa. Graças às informações fornecidas, sua marca é mais facilmente encontrada no site de buscas, além de aumentar a confiança dos usuários nela. Na era da informação, o usuário busca transparência e conhecimento prévio antes de se propor a fazer negócios.
Os benefícios do Google Meu Negócio para sua empresa
Primeiramente, com o Google Meu Negócio os usuários encontram rapidamente todas as informações principais para realizar transações com sua empresa. A captação de clientes e a conversão em vendas mais ágil são, então, duas grandes vantagens da ferramenta. Ademais, a possibilidade de receber e divulgar avaliações de seus consumidores, o que, consequentemente, promove dois outros movimentos: a aproximação e engajamento do cliente com a empresa e a construção de autoridade no setor em que você atua.
Além disso, com o cadastro na plataforma, você tem acesso a alguns dados sobre o desempenho da sua empresa. É possível analisar as métricas das campanhas no AdWords de empresas anunciantes, além do comportamento dos usuários em relação à sua marca. Então, você pode estudar suas estratégias de marketing, de atendimento ao cliente e das operações internas de sua empresa.
As formas de encontrar sua empresa no Google Meu Negócio
Por fim, o Google Meu Negócio oferece três possibilidades de sua empresa aparecer para o usuário do mecanismo de busca:
- pelo tipo de negócio: quando alguém pesquisa pelos serviços que você oferece, sua empresa surge como resultado de pesquisa;
- pelo nome da empresa: ao ser pesquisado no Google, seu negócio aparecerá na parte superior da tela;
- pela localização: sua empresa pode ser encontrada em uma área selecionada, no Google Maps, pelo usuário.
Então, ainda tem dúvidas sobre o uso ou as vantagens de inserir sua empresa no Google Meu Negócio? Entre em contato com a gente por meio das nossas redes sociais! Webcerrado Agência Marketing Digital está sempre com os clientes no crescimento de suas marcas. Continue nos acompanhando para outras dicas ou entre em contato para solicitar um atendimento inicial.