A Persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. Criá-la é uma atividade que requer atenção, pois é o primeiro passo de uma estratégia assertiva de Marketing Digital. Neste post, veja como definir as personas dos seus clientes.
Para ter ideia da importância da criação da Persona para o seu negócio, adiantamos que toda a estratégia de Marketing de Conteúdo se desenvolve a partir das personas. Afinal, para saber o que escrever para atrair, converter e nutrir os seus leads, é preciso saber com quem você está falando.
A importância de identificar bem as personas do seu negócio
Com a sua persona definida, você desenvolve conteúdos para ATRAIR as pessoas para o seu site/blog que estão no início da Jornada de Compra, que é a fase do aprendizado / descoberta e reconhecimento do problema.
Nesta etapa você pode trabalhar com uma quantidade muito maior de pessoas, pois gera uma demanda mais à frente pelo produto — ao explorar uma oportunidade ou problema — ao invés de se relacionar com um público limitado que já sabe o que comprar e/ou conhece sua marca (materiais fundo de funil).
Na sequencia você nutre os leads com mais informações, mais conteúdo educativo e relevante sobre o tema, a fim de encaminhar eles até o momento da compra, no qual se apresenta a solução para o problema ou o produto.
Agora vamos aos finalmente. Como criar suas personas para começar sua estratégia
No primeiro momento o jeito é perguntar e conversar com os atuais e antigos clientes do negócio, ver suas experiências positivas e negativas. Com isso em mãos, você pode cruzar com as informações já fornecidas pelas áreas de marketing, vendas e a própria direção da empresa.
Como sugestão para as pesquisas, temos em destaque:
- Entrevista e
- Questionário.
Embora na primeira haja um conjunto de perguntas pré-definidas, o entrevistador pode explorar com novas indagações em cada situação, de acordo com o que foi fornecido até então. Já no segundo modelo, há uma lista de questões definidas e não há abertura de inserir novas perguntas no decorrer da conversa.
Entenda que optar por uma ou outra dependerá de suas limitações de equipe e recursos financeiro. A entrevista semiestruturada, por exemplo, além de demandar um investimento de tempo maior, requer que o entrevistador tenha certo conhecimento do assunto e modelo de negócio para que consiga interpretar as respostas bem como habilidade para trazer novas questões que façam sentido e contribuam para o resultado final da pesquisa.
Principais informações
Varia de negócio para negócio, mas, no geral, as principais informações que você precisa ter são:
- Sexo
- Idade
- Cargo
- Qual o segmento atua
- Qual seu nível de escolaridade
- Onde costuma consumir conteúdo (revistas, jornais, tv, redes sociais, etc)
- Que tipo de conteúdo seria interessante ler ou assistir relacionado a um produto ou serviço
- Quais são seus maiores desafios na vida ou no trabalho?
Você deve aplicar a pesquisa de personas tanto com os atuais clientes quanto os antigos (caso tenha essa base). Você também tem a opção de conversar com pessoas que já se converteram em alguma página de captação de leads ou formulários do site (Leads).
Recomendamos aplicar a pesquisa com 20 entrevistados, no mínimo. Esta é uma amostra mínima confiável para analisar de forma satisfatória o universo de potenciais, atuais e ex-clientes e identificar personas mais condizentes.
Agora o objetivo é agrupar respostas semelhantes e identificar padrões. Utilize uma planilha para reunir os dados obtidos e analisar as respostas a cada uma das perguntas feitas na pesquisa.
Crie filtros por dados de perfil e psicográficos (motivações e desafios) mais vitais para o negócio, agrupe as respostas semelhantes e calcule as porcentagens em relação ao todo. Gráficos do tipo pizza ou barras ajudam, e muito, nessa compreensão.
Formalização da sua persona
A parte mais complicada e pesada do trabalho, por assim dizer, já passou. Por agora, é necessário criar um documento para formalizar e registrar as personas identificadas na pesquisa. Para esta atividade você pode utilizar um documento em Word ou Google ou Planilhas.
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