As mídias sociais e assistência médica são uma combinação poderosa. As redes sociais se tornaram um importante recurso de saúde, e não apenas para os millenials. Quase 90% dos adultos mais velhos usaram as mídias sociais para buscar e compartilhar informações sobre saúde.
Pode ser difícil saber como superar os desafios das mídias sociais na área da saúde. Fornecedores, agências e marcas precisam criar conteúdo social atraente. Esse conteúdo também precisa ser informativo, oportuno e preciso. Ao mesmo tempo, você precisa seguir todas as regras e regulamentos relevantes do setor.
Neste post, analisamos os muitos benefícios do uso de mídias sociais na área da saúde, bem como forneceremos dicas sobre como manter seus canais sociais compatíveis e seguros.
Benefícios das mídias sociais na área da saúde
Aumentar a conscientização
As mídias sociais são uma maneira essencial de aumentar a conscientização do público sobre questões de saúde novas, emergentes e anuais, ou seja, se você trabalha na área de saúde e não faz nenhum trabalho nas redes sociais, você está perdendo uma ótima oportunidade de se aproximar de seu público.
“Os sistemas de saúde devem fornecer informações confiáveis sobre imunização, vírus da gripe, terapia, ebola, dentre outros.” Esse conselho sólido vem de Thiago Rocha. Consultor de mídia social da Webcerrado Marketing Digital.
Às vezes, aumentar a conscientização é tão simples quanto lembrar os seguidores sobre práticas de saúde de senso comum ou abordar preocupações comuns de vida saudável.
Combate a desinformação
As mídias sociais, por sua própria natureza, ajudam a espalhar informações rapidamente para diversos grupos de pessoas. Isso é ótimo quando as informações são baseadas em fatos, úteis e claras. Infelizmente, também há muitas informações erradas sobre saúde nas redes sociais.
Às vezes, a desinformação vem na forma de declarações falsas. Estes são relativamente facilmente desmembrados. Você pode simplesmente citar pesquisas publicadas ou as informações mais recentes de fontes de saúde credíveis como o CDC ou a OMS.
Mas, às vezes, os criadores e disseminadores de informações erradas usam o nome de uma instituição respeitável para dar credibilidade às suas declarações. Nesse caso, é importante que a instituição nomeada como referência esclareça que não é a fonte.
Comunicação de crise
Agora, mais pessoas recebem suas notícias das mídias sociais do que dos jornais. Então isso torna o social um lugar-chave para compartilhar informações de última hora.
À medida que a situação do COVID-19 se desenvolve, as pessoas recorrem a autoridades de saúde do governo. Contudo eles estão procurando as informações e instruções mais recentes. Os oficiais de saúde médicos provinciais do Canadá usaram a mídia social e a comunicação de saúde de maneira eficaz, compartilhando regularmente atualizações e restrições oficiais de status durante este período de crise.
Responda perguntas comuns
As autoridades de saúde e outras organizações que trabalham na área da saúde são uma fonte valiosa de informações sobre todos os tipos de problemas de saúde.
Antes de tudo, as ferramentas sociais oferecem maneiras criativas para os profissionais de saúde abordarem questões comuns. Por exemplo, o governo da Índia desenvolveu um chatbot do Facebook Messenger. Ele pode responder perguntas, direcionar os cidadãos para os recursos certos e combater a desinformação.
Monitoramento de saúde pública
As pessoas postam sobre tudo online, incluindo sua saúde. Hashtags como #flu podem revelar quando doenças estão surgindo em novos locais. As organizações de saúde pública podem até ter uma noção da gravidade dos sintomas, então fique atento na hora de postar para não acabar entrando na temida shadowban do instagram.
Os professores Michael Paul e Mark Dredze explicam como isso funciona em seu livro Monitoramento Social para Saúde Pública:
“A mídia social oferece vantagens sobre as fontes de dados tradicionais, incluindo disponibilidade de dados em tempo real, facilidade de acesso e custo reduzido. A mídia social nos permite fazer e responder por exemplo perguntas que nunca pensamos serem possíveis. ”
Engajamento de seu público
É difícil falar sobre problemas de saúde, mesmo com médicos, em especial para assuntos vistos como privados ou embaraçosos. Isso pode atrapalhar o tratamento eficaz. Por exemplo, de acordo com a Associação Americana de Saúde Sexual (ASHA), apenas 12% dos jovens disseram ter sido testados para doenças sexualmente transmissíveis no último ano. Porém, mais da metade das doenças sexualmente transmissíveis afeta aquelas entre as idades de 15 e 24 anos.
A ASHA queria incentivar essa faixa etária a ver o teste de DST como parte normal do cuidado de sua própria saúde. Então, eles criaram uma campanha de marketing de mídia social em saúde. O componente principal foi um vídeo social. Nele, o comediante Whitney Cummings conversou com estudantes universitários sobre saúde sexual.
Apoio ao paciente
Os grupos do Facebook também são um ótimo uso das mídias sociais para interação entre profissionais de saúde e pacientes. O Centro de Epilepsia do Hospital Mount Sinai por exemplo criou um grupo privado no Facebook, apenas para convidados, para pacientes e cuidadores. Os dois médicos que são co-diretores do centro atuaram como moderadores e participaram de discussões em grupo.
Além disso, as interações de grupos sociais também podem incluir apoio e educação do paciente. Um estudo está avaliando se um grupo do Facebook para pacientes com doença cardíaca coronária pode aumentar a participação na reabilitação cardíaca.
Obviamente, existem preocupações com a privacidade ao discutir a saúde online. Esse é um ótimo uso dos grupos secretos do Facebook, que não aparecem nos resultados da pesquisa. Os usuários precisam ser convidados para participar.
Recrutamento de pesquisa
As redes sociais oferecem uma oportunidade de se conectar constantemente com possíveis participantes de estudos e pesquisas.
Assim como as marcas, pesquisadores e organizações de saúde precisam entender a demografia das mídias sociais. Isso permite que você se conecte com o público certo. Também é importante saber como segmentar anúncios de mídia social.
Marketing
Sessenta e oito por cento dos profissionais de saúde dos EUA aumentaram seus gastos com publicidade em mídias sociais para profissionais de saúde em 2019, sendo que no lado do consumidor, 42% aumentaram seu orçamento de marketing social.
O marketing pelas redes sociais não precisa ser muito formal (Dependendo do contexto, é claro.) Um exemplo disso é o serviço de assinatura de monitoramento de saúde Thriva criou um anúncio com tema de Halloween. Ele promoveu a mensagem de que verificar sua saúde não é assustador.
Dicas de mídia social para organizações de saúde
Educar e compartilhar conteúdo valioso
Como dissemos acima, muitas pessoas recorrem às mídias sociais para obter informações em tempos de crise. Mas, para se envolver com o público a longo prazo, você precisa fornecer regularmente um conteúdo valioso que educa e informa.
Por exemplo, a Clínica Mayo cria séries de vídeos sociais para cobrir tópicos populares de saúde e bem-estar. Os “Minutos da Clínica Mayo” são curtos, informativos e envolventes. Os vídeos acumulam regularmente mais de 10.000 visualizações. Este, sobre como lavar as mãos adequadamente, foi visto mais de 60.000 vezes.
Ouça conversas relevantes
A escuta social permite acompanhar conversas de mídia social relevantes para o seu campo.
Essas conversas podem ajudá-lo a entender por exemplo como as pessoas se sentem sobre você, sua organização e seus produtos e serviços. Você também pode aprender como eles se sentem sobre a competição, bem como identificar novas ideias que ajudam a guiar sua estratégia de comunicação social.
Agora vamos listar alguns termos importantes a serem ouvidos nos canais sociais:
- O nome e a organização da sua organização ou prática;
- O (s) nome (s) do seu produto, incluindo erros ortográficos comuns;
- Os nomes de marcas, bem como nomes de produtos e identificadores de seus concorrentes;
- Palavras-chave relevantes: siga hashtags relevantes da área de saúde;
- Seu slogan e os de seus concorrentes;
- Nomes das pessoas-chave da sua organização (seu CEO, porta-voz etc.);
- Nomes das pessoas-chave nas organizações de seus concorrentes;
- Palavras-chave da campanha;
- Suas hashtags de marca e as de seus concorrentes;
- As plataformas de gerenciamento de mídia social como o Hootsuite permitem monitorar todas as palavras-chave e frases relevantes nas redes sociais a partir de uma única plataforma.
Permaneça em conformidade
Por fim um dos grandes desafios das mídias sociais na área de saúde é que as contas de mídia social estão sujeitas a regras e regulamentos estritos. A conformidade com a HIPAA é grande, mas você também precisa seguir as regras da FDA sobre publicidade.
As integrações podem ajudar a proteger ainda mais seus canais de marketing de mídia social da área de saúde. Por exemplo, o AETracker pode ajudá-lo a encontrar e relatar problemas como reclamações de produtos e uso off-label, além disso você descobrirá como eles acontecem, para que você possa agir imediatamente.
O Social Safeguard pode ajudar a exibir suas postagens sociais em relação às políticas de mídia social, ou seja ele impede que postagens não compatíveis entrem no ar.
Afinal, a verdade simples é que os pacientes e o público usam as mídias sociais para encontrar recursos de saúde. Eles o usam para procurar informações, encontrar suporte e tomar decisões de assistência médica.
Definitivamente combinar mídia social e assistência médica pode ser um desafio. Mas o uso das mídias sociais na área de saúde também apresenta novas oportunidades incríveis.
Em suma a mídia social é uma ótima plataforma para compartilhar informações importantes sobre saúde. Além disso, um local importante para reunir pesquisas e insights em tempo real. Mais importante, a mídia social é uma maneira de apoiar pacientes e o público de maneira fácil e oportuna.
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