O Marketing digital para franquias é muito mais do que uma realidade, é uma necessidade que muitos insistem em ignorar. Hoje para expandir rede, atrair franqueados e fortalecer marca, as estratégias e ações digitais são indispensáveis.
Primeiramente não se trata apenas de uma realidade para o segmento de franquias, o marketing digital já vem sendo trabalhado em várias empresas. Das pequenas às grandes companhias espalhadas por todo o mundo, tradicionais ou não, todas sabem da importância que é estar online.
Afinal, se seus clientes estão cada vez mais no digital, a sua empresa também deve estar! Mas então como trabalhar marketing digital para franquias? Quais sãos os melhores canais? Quais as melhores estratégias? Para entender melhor essas e outras perguntas, continue essa leitura.
Por que você precisa de estratégias marketing digital para franquias?
Além de atingir novos franqueados e expandir sua rede, o marketing digital para franquias ajuda a fortalecer autoridade de marca e conquistar novos clientes. Além disso, estratégias de marketing digital apresentam menor custo, maior assertividade e grande possibilidade de mensuração de resultados.
Ao comparar com como anúncios na televisão, revistas e rádio, outdoor, panfletos e etc, você logo perceberá a diferença de valores. Sem mencionar que nesses tipos de ações as previsões de público atingido e ROI (retornos sobre o investimento) são inconsistentes.
Contudo outro ponto importante é estar atento na saúde do seu negócio. Se você está sentindo que sua vendas estão caindo (tanto nas de novas franquias quanto nas vendas dos seus franqueados) é preciso ligar um sinal de alerta.
Assim como baixa competitividade, queda nos resultados de ações tradicionais de marketing, divergências e falhas entre marketing e vendas. Enfim, problemas que afetam diretamente sua atração de contatos e crescimento e que podem ser resolvidos com estratégias inteligentes de marketing digital para franquias.
Primeiros passos
Em seguida, logo após decidir trabalhar com marketing digital para franquias o profissional responsável, ou time de marketing encarregado tem que decidir quais estratégias seguir. O foco será a expansão de rede ou o consumidor final?
Defina os Objetivos
Certamente a própria decisão sobre qual será o foco das estratégias está ligado a esse passo. A dica para traçar um bom objetivo é buscar entender a principal necessidade da sua franquia, e claro, encontrar prioridades.
Seu marketing pode ter mais de um objetivo, só tenha cuidado para não focar em muitos alvos e no meio do caminho não conseguir atingir nenhum. Busque então desenhar objetivos gerais e depois os específicos.
Alguns exemplos de objetivos macro para franquias são:
- Captar de novos clientes
- Engajar e relacionar com o público atual
- Fortalecer a marca e construir de autoridade
- Expandir a rede de franquias (conquistar novos franqueados)
Crie metas
Assim, diante dos seus objetivos já traçados, construa metas de modo que fique mais atingível e palpável aquilo que você quer construir.
Metas precisam ser mensuráveis, claras e direcionáveis. Logo, se a sua franquia tem como objetivo expandir a rede, por exemplo, você preciso entender quais ações e entregam impactam esse objetivo.
Quantos novos franqueados você quer conquistar em 1 ano? Sendo assim, quantos serão por semestre? Ou mesmo por mês? Para que essas vendas aconteçam, quantas oportunidades sua empresa precisa gerar? Quantos leads? Quantos visitantes?
Análise sua persona, mercado e concorrentes
Análises são essenciais em todas as atividades dentro de uma empresa e da mesma forma no marketing digital para franquias.
Dntro do marketing digital, como dissemos, as tarefas de análises ocorrem de maneira ainda mais rápida e eficiente, uma vez que a mensuração de resultados é característica forte dessas estratégias.
No entanto, antes de qualquer ação uma camada mais profunda de estudo se faz importante. Sendo ela uma pesquisa de mercado, benchmarking de concorrentes e análise de público para construção das buyer personas.
O que funciona e não funciona dentro do seu setor? O que seus concorrentes estão fazendo? Como estão se posicionando online? Só assim sua empresa consegue entender as melhores estratégias de diferenciação.
E além disso, seu marketing precisa saber exatamente com quem eles estão falando. Por isso, antes de mais nada, a definição de ICP e personas são essenciais.
Monte o Plano de Marketing
Após os objetivos, metas, estudo de concorrentes e mercado e definição de personas a sua empresa terá um bom quadro do que deve ser feito.
O próximo passo agora é por tudo isso em um plano de marketing digital para franquias.
Portanto, se você tem uma Franquia e precisa de uma Agência de Marketing Digital para ajudar na expansão e fortalecimento de seu negócio, fale agora mesmo com os nossos especialistas.
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