O artigo de hoje é rápido! Vamos dar algumas dicas de SEO para e-commerce rápidas, diretas e importantes.
Se você quer aumentar o desempenho do seu negócio, ganhar reconhecimento no mercado do seu e-commerce e aumentar o tráfego em seu site, está no post certo. Aplicar SEO para seu e-commerce pode ser uma das melhores decisões que você fará para seu negócio.
É importante que você conheça as melhores práticas de SEO para e-commerce e as aplique.
E o melhor de tudo?
Não é preciso gastar um centavo com essa estratégia.
Fique com a gente nos próximos minutos e saiba mais sobre o que é SEO para e-commerce e como aplicá-lo em sua loja virtual.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) consiste em um conjunto de táticas e otimizações que visam melhor posicionar as páginas nos resultados orgânicos de mecanismos de busca como o Google.
O melhor de tudo é que essas otimizações podem ser feitas sem custo nenhum e trazem ótimos resultados.
Elas são feitas levando em consideração o algoritmo de ranqueamento do Google, que possui alguns critérios essenciais que influenciam muito no posicionamento de suas páginas.
Além disso, também visam melhorar as experiências do usuários, afinal, são eles que tem a palavra final em relação a sua página.
Por isso, é importante realizar otimizações que possibilitem aos usuários uma experiência ótima com suas páginas.
A estratégia envolve otimizações simples, como estrutura dos conteúdos, com títulos e subtítulos, links internos, URL otimizada e uso de palavras-chave adequadas ao conteúdo.
E também envolve otimizações mais avançadas, como na arquitetura dos sites, link building e velocidade de carregamento.
Confira agora algumas dicas de SEO para e-commerce que você pode utilizar.
Dicas de SEO para e-commerce
1.Dê treinamento à equipe de Cadastro de Produto
SEO é uma estratégia ampla que não envolve apenas uma área da empresa.
Ela engloba diferentes aspectos de suas páginas, que podem ser de responsabilidade de diferentes equipes.
A maior parte dos conteúdos dos e-commerces, por exemplo, está na página de produto.
Por isso, na medida do possível, envolva a pessoa ou time responsável pela criação desses conteúdos no processo de SEO, para que vocês trabalhem em conjunto seguindo as melhores práticas de SEO.
2. Acompanhe o Trends da sua marca e dos concorrentes, assim como principais categorias do segmento
O Google Trends é uma das melhores e mais baratas maneiras de entender como está a demanda do varejo, tanto pela marca quanto pelos produtos e categorias comercializadoras.
Ajuda na tomada de decisão do negócio e no alinhamento estratégico com o SEO.
Por isso, é importante estar sempre de olho nessa plataforma, para explorar novas oportunidades e encontrar tendências.
3.Priorize as implementações e melhorias com o TI ou parceiro de implementação
Esta é mais do que uma dica. É um pedido de todos os profissionais de SEO do Brasil e do mundo!
Brincadeiras à parte, converse sempre com o parceiro de tecnologia para alinhar implementações (com priorização correta), melhorar indexação e gerar melhor experiência para o usuário.
Isso é importante para que você tenha conteúdos estruturados da maneira correta, que não confundam os usuários, proporcionando uma boa experiência.
4. Invista em Link Building Qualificado
Link Building é um dos grandes desafios em qualquer projeto de SEO, simplesmente porque links não são fáceis de conquistar.
Porém, é uma estratégia que vale a pena aplicar em seu negócio, pois, se feita da maneira correta, pode aumentar significativamente a autoridade do seu domínio e, consequentemente, melhorar seus resultados nos mecanismos de busca.
Evite qualquer estratégia que possa gerar punição ou ser ineficiente (como cadastro em diretórios, widgets, infográficos, distribuição de press releases) e foque em esforços de Link Building, seguindo o princípio de assessoria de imprensa.
5. Não pense em curto prazo, mas invista em um SEO duradouro
Muita gente acaba comparando o SEO aos links patrocinados, principalmente pela expectativa de resultados em curto prazo.
É muito importante dizer que o SEO não possui resultados em curto prazo. Mas isso não quer dizer que o SEO não deva avançar constantemente.
Com o tempo e as práticas corretas de SEO, é possível observar resultados promissores e muito positivos para sua empresa.
Trabalhamos aqui, na Conversion, com o princípio de Quick Wins, ou seja, buscamos sempre os low hanging fruits e otimizamos o que há maior probabilidade de trazer maiores resultados no menor prazo.
Portanto, foque sempre em longo prazo e acompanhe os microrresultados em curto prazo.
6. Não faça só Performance, faça Performance Criativa
Mesmo não sendo idêntico à mídia paga, o SEO deve ser tratado como uma mídia de performance. Ou seja, uma mídia focada em resultados e orientada por dados.
Porém, o SEO pode ser muito mais do que apenas métrica.
O SEO deve ser Criativo, esse é o grande diferencial para se destacar nos mecanismos de busca em meio a tantos concorrentes. Entender o conceito de performance criativa é muito importante para sua estratégia.
Performance Criativa é a união de dois conceitos: performance (marketing orientado a resultados) e criatividade, que posiciona, diferencia e cria valor de marca.
Dentro do e-commerce, onde as margens são cada vez mais apertadas, é fundamental criar valor de marca e melhorar a percepção de marca do consumidor.
Sucesso com o SEO do seu e-commerce!
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